• No fim de semana de 10 e 11 de maio, a Associação de Atletismo de Santarém organizou na pista Susana Feitor, do Estádio Municipal de Rio Maior, a edição de 2014 do “Atleta Completo Regional” para o escalão de Juvenis. Os restantes escalões jovens, Infantis e Inciados, tiveram o seu "Atleta Completo" no fim de semana de 3 e 4 do corrente.

    Este campeonato regional de "Provas Combinadas", disputa-se por pontos, segundo uma tabela internacional, em que os mais novos, os Infantis, combinam cinco especialidades do Atletismo, os Iniciados, sete e por último, os Juvenis, em Femininos fazem um Heptatlo e os masculinos um Octatlo.

    O Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC - Entroncamento) teve uma participação diminuta, comparativamente com épocas anteriores, competindo apenas com duas atletas nos Iniciados Femininos e três atletas nos Juvenis Masculinos.

    Relativamente a classificações, destaque para o título de Vice Campeão Regional conquistado por Carlos Gomes, em Juvenis Masculinos, com 4453 pontos, ganhando duas das oito provas do Octatlo (salto em altura e salto em comprimento). Este promissor atleta do CLAC obteve ainda mínimos de participação para o Campeonato Nacional de Juvenis, no salto em comprimento, com um salto de 6,45 metros, uma das melhores marcas do ano no seu escalão.

    Participaram ainda no escalão de Juvenis Masculinos, Eduardo Encarnação, que fez 3509 pontos, 7º lugar, venceu o lançamento do dardo, batendo ainda três recordes pessoais, e Daniel Bruno que foi o 8º classificado, totalizando 3367 pontos, melhorando seis máximos pessoais.

    No Heptatlo para Iniciados Femininos, participou Inês Conceição que conquistou o 5º lugar, com 2633 pontos, vencendo ainda a corrida de 80 metros barreiras e melhorando cinco recordes pessoais, e Inês Nunes que, apesar de se ter lesionado, foi até ao fim e classificou-se num razoável 12º lugar, com 2000 pontos, melhorando igualmente cinco máximos pessoais.

  • O Clube de Orientação e Aventura (COA), em parceria com a Secção de Atletismo da Casa do Benfica em Abrantes, organizou o IV Trail Castelo de Abrantes, na zona da Abrantes sendo constituído por um: “Trail Longo” prova de corrida com a distância aproximada de 35 km, de carácter competitivo, cujo percurso foi todo dentro do concelho de Abrantes e teve início no campo de futebol da localidade do Carvalhal, tendo sido ganha pelo atleta Luís Mota, da Casa do Benfica em Abrantes, com o tempo de 2:47:53 e pela atleta Maria Antonieta de Sá, da Associação 20 Km de Almeirim, com o tempo de 4:42:30.

    “O Trail Curto“prova de corrida com a distância aproximada de 15km, considerada de carácter mais lúdico e de iniciação ao trail, teve início em Sentieiras (Abrantes), tendo sido ganha pelo atleta José Durão da Casa do Benfica em Abrantes, com o tempo de 1:20:19, e pela atleta Sofia Nunes do Sunset Runners, com o tempo de 1:47:56.

    Em ambas as provas os atletas percorreram trilhos, caminhos agrícolas e florestais, cruzando algumas estradas nacionais terminando no Castelo de Abrantes. Paralelamente a estas provas decorreu um “Passeio ao Castelo”, caminhada orientada de cerca de 8 a 10 km, com início e término no Castelo Abrantes.

    O CLAC - Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento esteve presente nas duas provas, sendo de salientar o 3º lugar do atleta Carlos Maurício no escalão M50 (50 a 59 anos), assim como o 2º Lugar por equipas no Trail Longo.

  • O Atletismo Clube de Portalegre organizou, a 17 de maio, o Ultra-Trail da Serra de São Mamede (UTSM) e eventos associados com a colaboração dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, o ayuntamiento de Valencia de Alcántara, e de diversas entidades e associações.

    Esta prova é qualificativa para o The North Face® Ultra-Trail du Mont-Blanc® e assim todos os atletas que se classificaram no Ultra-Trail da Serra de São Mamede recebem três pontos para o registo na edição de 2015 do UTMB.

    É também uma prova qualificativa para o circuito nacional de Ultra Trail da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).

    O Ultra-Trail da Serra de São Mamede é um evento que integra várias provas de corrida/progressão a pé em plena natureza, em regime de semiautonomia, cada prova desenrola-se numa única etapa, num ritmo de progressão livre e num tempo limitado.

    O UTSM (Ultra-Trail da Serra de São Mamede): com cerca de 100 Km e um desnível total de cerca 7 000 m, teve a sua partida pelas 0H00 de sábado e chegada no Estádio Eduardo de Sousa Lima – Assentos – Portalegre após passagem por Reguengo, Alegrete, alto de São Mamede, São Julião, Serra Fria, Porto da Espada, Portagem, Marvão, Castelo de Vide, Carreiras, Ribeira de Nisa e Serra da Penha, com o tempo limite de 24 horas.

    O TLSM (Trail Longo da Serra de São Mamede):com cerca de 42 Km e um desnível total de cerca de 2500 m, teve a sua partida em Marvão e chegada a Portalegre, após passagem por Castelo de Vide, Carreiras, Ribeira de Nisa e Serra da Penha, também em regime de semiautonomia e 10 horas de tempo limite.

    O CLAC - Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento esteve presente nas duas provas, sendo de salientar o 1.º lugar no escalão M60 e 82.º classificado da geral o atleta Luís Rei na prova TLSM, com o tempo de 6:01:10, assim como o atleta Pedro Carmo que obteve a 122.º lugar na classificação geral e 63.º lugar no escalão SEM M, na sua estreia nesta distância de 42Km.

    Esta prova teve como grande vencedor o atleta do AC Portalegre, Luís Semedo com 3:33:36, e no sector feminino a vitória coube à atleta Sara Brito do CA Barreira, que com o tempo de 4:27:50 obteve um brilhante 6.º lugar da geral.

    O UTSM - Ultra-Trail da Serra de São Mamede foi ganho pelo atleta Hélder Ferreira, SEM M, do União FCI Tomar, com o tempo de 10:17:48, sendo a primeira mulher a terminar a prova a atleta Lucinda Sousa, F40, no 33.º lugar na classificação geral com o tempo de 13:34:35. Terminaram esta prova 430 atletas.

  • Os Benjamins do CLAC - Entroncamento alcançaram 4 pódios, na sua "primeira prova oficial" desta época, no Campeonato Regional de Infantis e Benjamins B, com provas extra de Benjamins A, que se realizou na Pista de Atletismo Susana Feitor, em Rio Maior, no fim de semana de 17 e 18 de maio.

    O CLAC registou as suas melhores classificações nos Benjamins A, tendo Catarina João subido ao pódio por três vezes, conquistando duas medalhas de "ouro " nos 40 metros e Lançamento do Vortéx e uma medalha de "bronze" no Salto em Comprimento. Pedro Salgueiro, igualmente Benjamim A, foi medalha "prata" no Lançamento do Vortéx.

    De realçar ainda as boas prestações dos Benjamins B, que competiram em conjunto com os Infantis, em que Filipe Maurício obteve o seu melhor resultado nos 60 metros, com o 6.º lugar na sua série (11.º lugar entre os Benjamins B). Ainda neste escalão, André Salgueiro conseguiu o 8.º lugar no Lançamento do Peso, sendo o 2.º classificado, entre os Benjamins B.

    Por último, não podemos esquecer a prestação da mais nova Benjamim, Laura Feijão que com apenas 6 anos, mostrou a sua garra, tendo conseguido mesmo assim entre as Benjamins A o 5.º lugar no Lançamento do Vortéx.

  • Organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento e direção técnica do CLAC - Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento, realiza-se a 22 de junho, domingo, a 20ª edição do Grande Prémio de Atletismo – Museu Nacional Ferroviário que este ano, também incluirá a 1ª Caminhada José Canelo.

     Integrado na programação das Festas de São João e da Cidade que vão decorrer de 20 a 28 de junho, o Grande Prémio de Atletismo que se retoma após interrupção de 4 anos, é composto por três escalões: juniores, seniores e veteranos e terá uma distância de 10 km, na Caminhada será percorrida a mesma distância.

     As inscrições são limitadas e terminam no dia 15 de junho. Os interessados podem consultar na internet, o site do Grande Prémio – Museu Nacional Ferroviário, no endereço: www.20gpmnf.com e no facebook, na página do evento. Mais informações através do e-mail:20gp.clac@gmail.com ou pelo telefone: 249 718 761.

  • Rafael Domingos, atleta jovem do Sport Lisboa e Benfica natural de Santa Margarida da Coutada (Constância), sagrou-se no domingo, dia 13, Campeão Nacional de Júniores em Esposende.

    Depois de ter estado lesionado desde finais de 2013 e ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica, o benfiquista retornou aos treinos em Maio e obtém, de forma categórica, o ambicionado título nacional.

    “Vinha para esta prova praticamente sem pressão as expetativas não eram muito elevadas, nem muito baixas. Sabia que ao longo destes tempos tinha treinado bem, vinha de uma Taça de Europa que me tinha corrido mal (ficando com a sensação de que podia ter feito melhor), se conseguisse ir ao pódio já ficava contente, e assim aconteceu, consegui o 1º lugar de juniores e o 7º lugar da geral”.

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design