O Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento ocupa o 3.º lugar a nível nacional, apenas suplantado pelos Centros de Lagos e de Lamego, ambos mais antigos. Desde a sua inauguração, a 30 de abril de 2011, tem registado um crescendo no número de participantes inscritos, contando, neste momento, com 71 elementos. Com apenas oito meses de existência, o Centro do Entroncamento figura já no Top 5 dos 84 Centros Municipais de Marcha e Corrida espalhados pelo país, o que torna este feito ainda mais relevante, tendo em conta o curto tempo de funcionamento.
Para além das caminhadas pelos dois percursos existentes (um de 1500m e outro de 3600m), os utentes podem usufruir de aulas de reforço muscular, treino propriocetivo, melhoria de atitudes posturais e melhoramento geral da condição física. Para isso, o Centro conta com equipamento específico, como bosus, placas sensoriais de equilíbrio, bolas suíças, bolas medicinais, bandas elásticas de diferentes resistências, arcos, colchões e bancos suecos. A inclusão destes materiais vem de encontro às preocupações abordadas no Curso de Técnicos de Marcha e Corrida. Muitas autarquias têm vindo a utilizar estes aparelhos, conferindo a todo o Programa uma dimensão muito superior na realização do trabalho de marcha e/ou corrida.
Na primeira sessão, os técnicos avaliam a condição física dos participantes e, através de um monitor de composição corporal, avaliam igualmente o peso, a percentagem de gordura corporal, da percentagem de água total do organismo, entre outros indicadores importantes para a monitorização da saúde de cada praticante. Esta avaliação é feita uma vez por mês para inferir a evolução e o trabalho realizados ao longo das sessões no Centro, nomeadamente o efeito que as atividades desenvolvidas produziram nos praticantes.
O Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento funciona com acompanhamento técnico no Pavilhão Desportivo Municipal às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 18h às 20h. A frequência é gratuita, sendo apenas cobrado um seguro anual no valor de 7€ (Federação Portuguesa de Atletismo). A autarquia oferece, a cada participante, uma t-shirt do Centro.