Sofia tem cirurgia marcada para curar uma doença que a atormenta há cinco anos. Precisa de 4 mil euros até ao dia 28 de Abril para poder fazer a operação.
A verdade, nua e crua, é simples: Sofia, de 8 anos, precisa de 4000€ até 28 de Abril para poder sonhar com uma vida normal. A menina sofre desde os 3 anos com um problema de infecções urinárias que se foram agravando com o tempo. Perderam a conta às viagens que fizeram às urgências do Hospital Distrital de Santarém. “Houve um episódio mais grave, em que ela tinha entre 39º e 40º de febre e não conseguia controlar”, lamenta a mãe.
Ficou internada vários dias e passou a ser acompanhada por uma pediatra do hospital. A mãe relata que a médica lhe receitou um antibiótico para Sofia tomar todas as noites de forma a prevenir infecções, mas sem sucesso.
Até que, ao fim de quatro anos, Vera quis que a filha fosse encaminhada para algum hospital central onde pudesse fazer exames mais completos. “A Dra. garantiu que a Sofia estava a ser bem acompanhada, mas que se eu não estivesse satisfeita para procurar fora uma segunda opinião”. Foi o que Vera e José fizeram.
4 mil euros até 28 de Abril
Sofia passou a ser acompanhada, a partir de Fevereiro de 2021, pela Dra. Érica Laima, pediatra especialista em infecções do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. Rapidamente perceberam que, por ter tomado antibióticos tantos anos, Sofia estava com cicatrizes nos rins, o que levava a menina a fazer refluxo de urina.
A 11 de Março de 2022 foi operada pelo Dr. Paolo Casela para colocar um implante com o objectivo de proteger o rim, uma cirurgia que custou 4 mil euros: “Conseguimos o dinheiro através de um apelo feito pela Prof. Helena Rei, da escola de dança Bora lá Zumbar, em Santarém”.
Na operação foi detectado que Sofia tem a uretra, canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo, deslocada e é essa a raiz de todos os problemas. “Sentimos medo e revolta, por ela ter de passar por tudo novamente”.
Para realizar esta nova cirurgia são necessários 7600€. “Vão tentar trabalhar sem ter de abrir a bexiga, para ela perder o mínimo de sangue possível. Vão colocar o canal no sítio para permitir um funcionamento normal”.
Sofia tem cirurgia agendada para o dia 28 de Abril, mas só pode ser operada se pagar todos os cêntimos quando der entrada no hospital. Este valor não inclui o acompanhamento diário da mãe ou qualquer tipo de despesa e complicação que aconteça durante ou depois da cirurgia. “Neste momento faltam-nos cerca de quatro mil euros para o valor mínimo”, conta Vera.
Como ajudar Sofia a ser uma criança feliz outra vez
Vera lamenta as dificuldades em angariar o dinheiro, e sente que o facto de “para fora ela parecer uma menina sem problemas faz com que as pessoas não entendam a dimensão do problema”. Sofia é “boa aluna, alegre, sorridente, bem disposta, mas neste momento está muito em baixo, tive de procurar ajuda psicológica”, conta a mãe, que agradece todo o apoio da Dra. Patrícia Santos. “A Sofia ainda há dias dizia à irmã que estava farta desta vida”.
Sofia adora dançar, mas enquanto estiver doente não o pode fazer. Para ajudar a Sofia a voltar a dançar, pode dar o seu contributo das seguintes formas:
IBAN: PT50 0035 0728 0000 8886 8303 0
MBWAY: 912669898.
Para mais informações pode consultar no Facebook a página “Juntos Pela Sofia Martins”.