No Dia do Trabalhador, feriado nacional comemorado na segunda-feira, o município de Alcanena realizou o primeiro Encontro de Migrantes residentes no concelh, integrado no projeto All Come – Programa para o Acolhimento e Integração de Migrantes Residentes no Concelho de Alcanena.
Reconhecendo a importância que as comunidades de imigrantes assumem na dinâmica social e económica dos territórios, a autarquia pretende estreitar os laços e estruturar condignamente o acolhimento e a integração dos cidadãos que, dos vários lugares do mundo, escolhem Alcanena para se fixar e ver crescer os seus filhos.
O evento decorreu no Mercado Municipal e consistiu numa partilha gastronómica multicultural. As comunidades representadas prepararam os seus pratos tradicionais e trouxeram a sua música e os seus trajes, dando assim a conhecer a sua cultura e os seus costumes.
Marcaram presença no encontro o presidente da Câmara Municipal, Rui Anastácio, os vereadores Alexandre Pires, Marlene Carvalho e Nuno Silva, o presidente da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira, António Frazão, o presidente e o tesoureiro da Junta de Freguesia da Serra de Santo António, Eurico Justo e Jorge Neves, o senhor padre Carlos Miguel, a equipa de técnicos da Acção Social, liderada pela sua dirigente, Isabel Carvalho, bem como os parceiros da Rede Social Local.
O encontro reuniu imigrantes provenientes de várias partes do globo, desde Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moldávia, Ucrânia ou Venezuela, e o ambiente foi de festa com ficou a certeza de que a família multicultural irá crescer.