Os municípios da região estão em consenso em relação ao projecto do novo aeroporto em Santarém, e as autarquias de Alcanena, Golegã e Torres Novas já integram o protocolo de cooperação com vista à congregação de esforços para o planeamento do território para a nova cidade aeroportuária.
A sessão pública de apresentação do projecto para a construção do novo aeroporto em Santarém decorreu no dia 11 de Abril, no Convento de São Francisco, em Santarém, numa cerimónia que contou com a presença de Rui Anastácio, António Camilo e Pedro Ferreira, autarcas de Alcanena, Golegã e Torres Novas. A sessão contou com uma mesa-redonda, subordinada ao tema “A importância da construção de um novo aeroporto em Santarém para o desenvolvimento do território”, ocasião em que foi assinado o referido protocolo. O acordo, que conta ainda com a presença do município de Santarém, reconhece a importância do desenvolvimento do projecto da Sociedade Comercial MAGELLAN 500 - Empreendimentos Aeronáuticos, Lda., para os seus territórios, e com vista ao desenvolvimento e coordenação do projeto de forma articulada e conjunta, visa regular os termos da sua participação, nomeadamente mediante a constituição de uma Comissão Técnica Intermunicipal e uma Comissão de Acompanhamento Intermunicipal.
A Comissão Técnica Intermunicipal procederá ao estudo e ao planeamento urbanístico da área a ocupar pelo futuro aeroporto e das suas infraestruturas de apoio, composta por dois técnicos de cada um dos Municípios e afectos, preferencialmente, às áreas de Planeamento e/ou Urbanismo. A Comissão de Acompanhamento Intermunicipal terá como atribuições acompanhar o trabalho da Comissão Técnica, definir a estratégia da parceria intermunicipal e os prazos da conclusão dos trabalhos da Comissão Técnica, e é composta pelos presidentes outorgantes, por um segundo elemento de cada município, e por um representante do promotor do projecto.
Abrantes e Chamusca também aprovam
Em reunião da Câmara Municipal de Abrantes os eleitos de PS, PSD e Movimento ALTERNATIVAcom, aprovaram por unanimidade o apoio “inequívoco” à construção de um novo aeroporto internacional localizado na região de Santarém, “em regime de complementaridade ao Aeroporto Humberto Delgado ou de forma integral em sua substituição” considerando-o fator de coesão territorial. Também Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, assume em entrevista na edição de maio ao abarca, que este projecto pode ser “a mola para fazer desenvolver a região”.
Na lista final
A comissão técnica que estuda a localização do novo aeroporto revelou no dia 27 de Abril as nove opções finais em estudo, onde se inclui a hipótese de Santarém como alternativa integral ou em complementaridade à Portela. As outras opções são: Portela+Montijo, Montijo+Portela, Alcochete, Portela+Alcochete, Pegões, Portela+Pegões, e Rio Frio+Poceirão.