A pequena Sofia Martins, de apenas oito anos, conseguiu o dinheiro necessário para ser operada a um problema de saúde que lhe vinha arruinando a vida. A uretra, canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo, estava deslocada o que lhe provocava refluxo de urina, infecções urinárias e, por consequência pelo uso de medicação, problemas renais.
O abarca noticiou o caso a 10 de Abril sensibilizando os leitores: a família de Sofia tinha até 28 de Abril, data da operação, para angariar os 7600€ necessários para a cirurgia no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. Graças à solidariedade da comunidade, e à generosa doação da apresentadora Maria Botelho Moniz, a pequena Sofia vê agora o futuro mais risonho.
A mãe, Vera Rodrigues Pires, conta ao abarca que “logo após o final da operação o cirurgião disse que correu tudo muito bem”. Notoriamente cansada, mas feliz, Vera explica que a cirurgia “demorou cerca de três horas” e que depois disso Sofia “esteve três na Unidade de Cuidados Intensivos” a ser vigiada. Até porque, “como nesse período de tempo tinha um cateter, ela sentia algumas dores”.
Neste momento Sofia está em casa “a recuperar devagarinho”, mas “muito bem-disposta”. No dia 10 de Maio irá à consulta de pós-operatório e no final do mês, ainda sem data marcada, Sofia será sujeita a uma nova bateria de ecografias para verificar se a operação teve o sucesso desejado. Se nesse dia os resultados forem os desejados, Sofia pode voltar a ser o que merece: uma criança feliz.