Home »
05 MAI 2023
ABRANTES | Os Coisa vencem final do Chuva de Talentos no Festival das Juventudes
Por Jornal Abarca

O concurso “Chuva de Talentos” que, na final, une as escolas Dr. Solano de Abreu e Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, foi ganho pelo grupo de dança “Os Coisa”, composto por Laura Maduro, Daniela Rosa, Duarte Batista, Miguel Pereira, Tiago Fernandes, Luís Pires e Guilherme Balasteiro que também tocou bateria.

Foi uma noite agradável e com uma moldura humana considerável que recebeu no Parque Urbano de São Lourenço, no dia 4 de Maio, a final da “Chuva de Talentos”. Esta fase da prova tinha a concurso os três finalistas de cada uma das escolas representadas: Sara Guita, a dupla Tomás e Inês, e Catarina Martins pela Escola Secundária Dr. Solano de Abreu; Matilde Vieira, Os Coisa e o Trio Jomama pela Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

Primeiro subiu a palco Sara Guita que interpretou o tema “Avé Maria” de Beyoncé; logo depois Matilde Vieira cantou “Frágil” de Áurea; e a fechar a primeira parte Tomás Rodrigues e Inês Mendes, membros do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego, apresentaram um conjunto de actividades que se aprende ao longo do tempo no rancho, culminando a actuação com as tradicionais danças.

Na segunda parte Os Coisa apresentaram o seu espectáculo de dança, desta vez perfumado com uma performance de bateria, onde se evidenciou as engraçadas coreografias e a curiosa indumentária com as habituais máscaras a tapar o rosto. Logo de seguida actuou Catarina Martins que cantou o tema “No Teu Poema”, cantado por Carlos do Carmo e escrito por José Luís Tinoco, e a terminar o Trio Jomama, composto por Joana, Madalena e Mariana, apresentou o seu habitual espectáculo ao som de viola d’arco, violoncelo e violino, desta vez com a introdução em certos momentos de guitarra, interpretando os temas Zombie de The Cranberries, Show Must Go On de Queen, Do I Know de Arctic Monkeys, It’s My Life de Bom Jovi e A Minha Casinha, celebrizada pelos Xutos e Pontapés, e inicialmente apresentada por Milu.

Matilde Vieira e a dupla Tomás e Inês somaram 65 pontos, Sara Guita conseguiu 67 pontos, Catarina Martins alcançou 69 pontos e o Trio Jomama e os Coisa atingiram a pontuação máxima: 70 pontos. No desempate, decidido pelos sete membros do júri, a vitória foi atribuída ao grupo Os Coisa.

O espectáculo foi apresentado pelos alunos Sara Gomes, Joana Branco, Matilde Lourenço e Tomás Rodrigues. Fizeram parte do painel de jurados Rita Palácio, Constança Alves, Maria Lopes, Christiana Vila-Flor, Sandra Xisto, Ana Rico e pelo jornalista do Jornal Abarca Ricardo Rodrigues, elemento externo às escolas.

O Festival das Juventudes teve início ontem e prolongar-se-á até amanhã, dia 6 de Maio.

 

Agradecimentos
No final do concurso, e para alguns alunos é também a recta final enquanto alunos do ensino secundário, os responsáveis pelo evento pronunciaram algumas palavras.

A presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Maria Nascimento Silva, parabenizou “todos os participantes” recordando os que não chegaram à final inter-escolas. Depois de agradecer aos apresentadores do evento e às professoras Sandra Xisto e Maria José Nunes, deixou uma palavra especial à Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu por “se juntarem a nós neste concurso que, apesar de ter começado na nossa escola, é já uma tradição em Abrantes”.

Lara Domingos, precisamente a presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, agradeceu aos colegas que a ajudaram a “manter o projecto com este resultado maravilhoso”, agradecendo a presença do público.

Isabel Alves, directora da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, admitiu estar “muito feliz” e Ana Rico, representante da direcção da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, destacou a “noite de muito talento”.

Para terminar, a vereadora da autarquia abrantina com os pelouros da educação, juventude e ambiente, Celeste Simão, foi muito curta nas palavras mostrando-se orgulhosa pelo que presenciou: “Parabéns às Associações de Estudantes pelo desafio aceite, por trazerem a escola para fora até à comunidade. Parabéns a todos, foram incríveis”. Terminou alertando, em tom de brincadeira, que o seu discurso era curto porque “amanhã é dia de aulas!”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 407 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design