No âmbito da ELHE – Estratégia Local de Habitação do Entroncamento e na sequência da aprovação do Anteprojeto na reunião de Câmara de 30.11.2022, foi hoje, dia 8 de maio, presente à reunião extraordinária da Câmara Municipal a Aprovação do Projeto de Execução e a Proposta da Decisão de Contratar para a Construção de 8 blocos habitacionais a custos controlados. A proposta foi aprovada com 3 votos a favor dos eleitos do PS, 3 abstenções dos eleitos do PSD e 1 voto contra do vereador independente.
Os 64 apartamentos a construir nas Ruas Cor. Joaquim Estrela Teriaga e das Galveias vão colmatar situações de carência habitacional no concelho, sinalizadas na ELHE, uma solução habitacional com uma candidatura apresentada ao 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, integrado no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Estas habitações, de tipologia T2 e T3 têm como destino o realojamento de igual número de famílias do Bairro Frederico Ulrich, que vivem em condições indignas, de grave carência habitacional e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria afirmou “esta decisão é um passo muito importante na concretização da 1ª fase da ELHE, um projeto estruturante para a cidade, na melhoria da coesão social e da qualidade de vida no nosso concelho. A cidade beneficiará com este Parque Habitacional, que envolve um investimento de 8,782 milhões de euros, com financiamento comunitário a fundo perdido a 100%”.
A Estratégia Local de Habitação foi aprovada por unanimidade no mandato anterior, pelo executivo em funções, que foi sufragado nas anteriores eleições autárquicas e foi divulgado amplamente junto da população.