O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, acompanhado pelos vereadores Luís Dias e João Gomes e pela chefe da Divisão da Cultura, Anabela Diogo, apresentaram esta segunda-feira, 8 de maio, em conferência de imprensa, o programa das Festas de Abrantes 2023.
Com mais um dia de celebração em relação ao ano anterior, as Festas de Abrantes estão de regresso entre 7 e 14 de junho com um programa vasto e diversificado: “As festas de Abrantes são diferentes, são um tempo de encontro entre os abrantinos, e são para todos, dos 8 aos 80”, sublinhou Manuel Jorge Valamatos. O vereador Luís Dias rapidamente alertou que são festas “dos 8 meses aos 80 anos”.
A principal novidade, para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, é a concentração da Feira de Artesanato no Largo Motta Ferraz“por uma questão de segurança e para não criar ruído junto das lojas”. Estas alterações, assegura o autarca, são a resposta da Câmara Municipal aos pedidos dos abrantinos: “São as pessoas que escolhem e nós vamos acompanhando”, referiu.
Além da feira de artesanato destacam-se as tasquinhas e um conjunto de novos espaços e actividades. Contudo, os espectáculos musicais são a cereja no topo do bolo e o que atrai mais visitantes de fora. Este ano o cartaz conta com as actuações de Marisa Liz (7 de junho), Agir (8 de junho), D.A.M.A (9 de junho), Festa M80 (10 de junho), Pedro Dyonysyo (11 junho), Toy (12 de junho) e Calema (13 de junho).
Todos os concertos irão decorrer no Jardim da República, excepto a actuação dos Calema que acontecerá no Aquapolis Sul, que contará com o regresso do fogo de artifício. Neste dia haverá um autocarro gratuito para fazer a ligação ao Aquapolis, com paragem no Tecnopolo (Parque de Ciência e Tecnologia) e no Centro Histórico, junto ao edifício de S. Domingos.
As festas contarão com outros pontos de interesse como o Largo João de Deus com o Palco Sunset por onde irão passar vários DJ´s e a exposição com trabalhos dos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, com curadoria de Hugo Dinis, que irá inaugurar no quARTel – Galeria Municipal, no dia 14 de junho.
No dia 14 de Junho, feriado municipal comemorando a elevação de Abrantes a cidade em 1916, será feita uma homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros, com a cerimónia oficial a decorrer no quartel como “forma de homenagear os homens e mulheres que tanto fazem pela nossa comunidade”, frisou o autarca.
Manuel Jorge Valamatos acredita que estas serão “umas festas muito bem vividas” e pede a participação dos abrantinos: “A Câmara Municipal não pode fazer tudo, os cidadãos também têm de se envolver”.
As Festas de Abrantes têm um orçamento de 300 mil euros, o mesmo de 2022, mas o presidente da autarquia tem como objectivo “não gastar mais do que no ano passado, apesar dos preços dos bens e serviços terem aumentado de forma significativa”.