Home »
21 JUN 2023
AEROPORTO | Galamba tenta "cortar as asas" a Santarém, que continua na corrida
Por Jornal Abarca

"Santarém é longe. Se acho que a probabilidade é alta? Não, é muito baixa". Foi com estas palavras na CNN Portugal Summit que João Galamba, Ministro das Infraestruturas, surpreendeu o país. Sobretudo se considerarmos que este tem sido um projecto visto com bons olhos por vários quadrantes, que em termos de tempo à capital esta é uma opção enquadrada no que se vê pela Europa, por estar a decorrer o estudo que decidirá a localização final e, também, porque Galamba foi deputado entre 2009 e 2015 eleito pelo círculo eleitoral de... Santarém!

Presente na mesma sessão estava Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, que foi rápido e incisivo na resposta ao ministro: “Fiquei estupefacto com as declarações”. O autarca lembra que Galamba faz parte de um executivo que “constituiu uma comissão para estudar a nova localização do aeroporto” e, simultaneamente, desvalorizou as declarações: “Todos sabemos que o ministro Galamba é conhecido por fazer declarações a quente, esta foi mais uma”.

Mais tarde, nas redes sociais, Ricardo Gonçalves escreveu uma mensagem que arrasa o Ministro das Infraestruturas: “Galamba, o trapalhão mor do Reino, ao criticar uma das opções, neste caso Santarém, veio agora tentar inutilizar uma comissão técnica independente que custa milhares de euros e tem a seu cargo estudar as opções do aeroporto”.

Entretanto, Maria do Rosário Partidário, presidente da Comissão Técnica Independente que estuda a localização do aeroporto, já veio garantir que “todas as hipóteses que foram assumidas no final da fase um estão em análise”, mantendo Santarém na Corrida. Maria do Rosário Partidário foi mais longe e, também ela, optou por desvalorizar as declarações do próprio ministro: “a única coisa que ele achou é que era muito longe, mas era na perspectiva dele...”.

A verdade é que a exclusão de uma das sete opções para o novo aeroporto foi feita durante o processo de avaliação pelo próprio ministro. Uma situação grave que condiciona a escolha final que deveria ser, como diz o próprio nome da comissão, independente.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design