Irá decorrer, entre os dias 11 e 13 de Agosto a XV edição do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes, um encontro de referência no futebol de formação nacional. Na apresentação do torneio, no dia 24 de Julho, o presidente
da autarquia abrantina, Manuel Jorge Valamatos anunciou o antigo internacional português Jorge Andrade como patrono do certame destacando as suas qualidades “como jogador, como homem e como referência” no universo do desporto. O autarca destacou que Jorge Andrade sempre exibiu um conjunto de valores que inspira os mais jovens lembrando que “o mais importante no desporto são os valores” e que “este torneio serve para todos crescermos”.
Criado em 2002, o torneio “tem vindo a inflaccionar de forma positiva: começámos com um campo e agora já temos
mais quatro”, referiu Valamatos, lembrando que o torneio não acontece apenas em Abrantes, deslocando-se ao Pego,
Tramagal e Rossio ao Sul do Tejo. Manuel Jorge Valamatos não tem dúvidas de que este é hoje um torneio de referência e recordou uma história antiga: “Ao início houve clubes como o FC Porto que nem nos responderam ao convite, e agora já nos ligam para saber quando vai ser o torneio”. O edil mostra-se orgulhoso pelo trajecto feito até
aqui sublinhando que “há hoje uma geração de craques que passaram todos por aqui”.
Por último, Valamatos foi peremptório sobre a decisão de levar a jogo uma selecção do concelho de Abrantes, respondendo às críticas devido ao desequilíbrio entre esta equipas e as restantes: “Há coisas mais importantes do que os golos e os resultados”, lembrando que esta é uma oportunidade única para os atletas mais jovens do concelho.
Patrono
Jorge Andrade, 45 anos, natural da Amadora, foi o antigo jogador escolhido como patrono da edição de 2023 do torneio. O antigo defesa-central, internacional luso por 51 vezes, mostrou-se “muito contente pelo convite feito pelo meu amigo Nuno Pedro”, sublinhando o papel do abrantino, cronista do abarca, e delegado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Jorge Andrade, sempre bem disposto e sorridente, confessou que quando era mais novo tentou a sorte nos grandes de Lisboa, sem sucesso, como forma de motivar os jovens abrantinos que assistiam à apresentação: “Nesta idade eu fui dispensado do Estrela da Amadora e fui para o Massamá. Se jogasse neste torneio pela selecção de Abrantes ficava no banco”, contou.
O antigo jogador do FC Porto e Deportivo da Coruña, clubes que participam no torneio, mostrou-se “muito feliz por ser
patrono” do torneio e lembrou que “ganhe quem ganhar, no final vencemos todos”. A nível profissional Jorge Andrade começou a carreira no Estrela da Amadora e deixou de jogar ao serviço da Juventus de Itália, além de se ter destacado ao serviço de dragões e espanhóis que estarão representados em Abrantes. A nível internacional o antigo jogador fez parte da selecção que alcançou o segundo lugar no Euro’2004 e que atingiu as meias-finais no Mundial’2006.
Três dias de futebol
O torneio divide-se em dois grupos de três equipas. No Grupo 1 estão FC Porto, Sporting CP e a Selecção do Concelho de Abrantes; e no Grupo 2 SL Benfica, Deportivo Coruña e Vitória SC.
Os vencedores de cada grupo disputarão a final no dia 13 de Agosto às 11.45h na Cidade Desportiva de Abrantes. O primeiro jogo do torneio irá opôr a Selecção do Concelho de Abrantes ao Sporting CP, no dia 11 de Agosto às 18.30h, no Campo de Jogos do Pego. Os leões defendem o título conquistado em 2022. Juntamente com SL Benfica e FC Porto detêm 3 títulos cada; Boavista, Belenenses e Valladolid venceram uma vez; e o CADE ganhou as duas primeiras edições.