A Assembleia Municipal da Chamusca aprovou o orçamento para 2024 no valor de cerca de 16,8 milhões de euros, sendo o foco a Educação e Qualificação do Potencial Humano.
O Orçamento para 2024 assenta nas prioridades identificadas na estratégia política de desenvolvimento do concelho da Chamusca e nos compromissos assumidos e os custos operacionais, por forma a assegurar uma gestão equilibrada dos recursos financeiros do município.
De acordo com Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca “as opções do plano são elementos fundamentais para a persecução dos objetivos e para a sua concretização de forma sustentável, mantendo os princípios básicos de equilíbrio orçamental, sem colocar em risco os compromissos assumidos, fazendo a gestão de forma equilibrada entre a priorização do investimento com base nos projetos financiáveis no atual quadro comunitário e as medidas de potenciação das ações de investimento e de apoio ao desenvolvimento socioeconómico. O nível de eficiência na gestão financeira ao longo dos últimos anos tem como consequência a concretização concomitante de diversos projetos estruturantes e há muito aguardados”.
O presidente adiantou que “o município da Chamusca está profundamente empenhado no seu modelo de desenvolvimento, tornando o concelho mais competitivo e resiliente, gerador de novas oportunidades de emprego, de criação de riqueza e de reforço do conhecimento, numa perspetiva dinâmica de competitividade e sustentabilidade, procurando desta forma criar condições para uma maior coesão e convergência no contexto nacional”.
Paulo Queimado sublinhou ainda que o orçamento para o ano de 2024 é um orçamento de compromisso que apresenta muitos desafios dada a conjuntura nacional e internacional, com a assunção de novas competências nas áreas da educação, da ação social e ainda este ano na área da saúde.
Grandes Opções do Plano (GOP´s)
As Grandes Opções do Plano (GOP´s) para 2024 totalizam um valor de cerca de 12,9 milhões de euros. Entre os investimentos para 2024, Paulo Queimado referiu a conclusão da requalificação da Escola EB 2,3 e Secundária, e o término da construção das piscinas municipais e cobertura. Destaque ainda para a construção do Arquivo Histórico e Municipal e a conclusão das obras de Mobilidade Urbana Sustentável, Regeneração Urbana, e requalificação de espaços públicos.
O orçamento vai ser ainda reforçado com o saldo de gerência de 2023, com um valor superior a 1,5M€, verba que se destinará a reforçar várias rubricas que carecem de financiamento.