A secular Feira de São Matias, no concelho de Abrantes, abriu as hostes no dia 9 de Fevereiro. Apesar do mau tempo, dezenas de pessoas ocorreram ao espaço para visitar as várias atracções ali presentes. A decorrer no Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, como tem sido hábito nos últimos anos, o certame receberá visitantes até ao dia 25 de Fevereiro.
Na apresentação do evento, apressada pela ameaça de chuva, Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, frisou que deseja que este “seja um certame de referência em toda a região e não apenas para o nosso concelho” assinalando que esta é “uma feira historicamente importante para a região”. A Feira de São Matias, recorde-se, dá o pontapé de saída no ano civil para este tipo de eventos.
Não ignorando as tradições que a feira transporta, a autarquia assume que “temos procurado de forma inteligente dar outra dimensão” ao certame “afirmando as tradições com alguma modernização e o programa reflecte isso”. Mantém-se, desse modo, a aposta no Fórum Empresarial que este ano assinalou a segunda edição: “Contamos com 28 empresas, a quem agradeço a presença. Este fórum serve para dar robustez ao evento, no futuro veremos se tem capacidade para ganhar o seu próprio espaço”, admitiu o autarca quando questionado sobre se o Fórum Empresarial no futuro será um evento à parte da Feira de São Matias.
Sobre a localização, na margem sul do rio Tejo, Valamantos esclarece que “não há sítios perfeitos, mas a presença da feira neste local tem muito a ver com questões de segurança. Segundo indicações das forças de segurança, bombeiros ou Protecção Civil, aqui é o sítio que garante mais segurança para a visita de milhares de pessoas”, sublinhando que a autarquia investiu recentemente “400 mil euros para capacitar este espaço para receber grandes certames como a Feira de São Matias”.
Valamatos agradeceu “a todos os operadores que estão connosco” mostrando-se satisfeito pela resposta destes: “Temos tido uma grande procura e isso entusiasma-nos a fazer cada vez melhor”. Para terminar, deixou agradecimentos também aos vereadores do município e a todos os trabalhadores por contribuírem para “um concelho cada vez mais forte”, e deixou um desejo: “que a feira seja visitada por muita gente! Divirtam-se!”.
Pode visitar a Feira de São Matias até 25 de Fevereiro. De cariz popular, esta feira oferece atracções como a roda gigante e vários divertimentos, espaços de venda de quinquilharias, malas, têxtil-lar, calçado, loiças, cutelaria entre outros artigos e uma zona dedicada à comercialização de produtos alimentares e bebidas.
Em 2024, a Feira de S. Matias irá decorrer no seguinte horário: - segunda a quinta-feira: das 14h00 às 22h00; - sextas-feiras: das 14h00 à 01h00; - sábados: das 12h00 à 01h00; - domingos: das 12h00 às 22h00.
PROGRAMA
09 de fevereiro (sexta)
14h30-20h30 | Fórum Empresarial
18h00| Inauguração e Animação de Rua – Novo Circo
10 de fevereiro (sábado)
14h30-20h30 | Fórum Empresarial
12 de fevereiro (segunda)
21h30-01h00 | Concerto À-PART
13 de fevereiro (terça)
15h00-19h00| Matiné de Carnaval com IRS
16 de fevereiro (sexta)
21h30| Grupo de Cantares Brisa do Tejo – Rossio ao Sul do Tejo
17 de fevereiro (sábado)
21h30| Espetáculo de magia com Carlos Rivotti
18 de fevereiro (domingo)
16h00| Espetáculo Infantil “Rita Catita”
20 de fevereiro (terça)
15h00| Menina Dança com IRS
23 de fevereiro (sexta)
21h30| Atuação dos Ranchos de Casais de Revelhos, Tramagal e Pego
24 de fevereiro (sábado)
18h00| Baile com Telmo Falcão
21h30| Miguel Azevedo
23h00-01h00| DJ Daniel F
25 de fevereiro (domingo)
16h00| Concerto - Sociedade de Instrução Musical Rossiense