“Eterno”, “gigante”, “intenso”, “génio”, “maior que a vida”. Estas e muitas outras palavras marcaram a tarde de sábado, 10 de fevereiro, tarde de homenagem a Carlos Saramago, na Galeria que tem o seu nome por tudo o antes descrito e por muito mais, em Mação.
Na inauguração da Exposição de Homenagem a Carlos Saramago, intitulada "A Persistência do Após Vida", promovida pela família de Carlos Saramago, pela Câmara Municipal de Mação e por alguns amigos o sentimento maior foi o da certeza de que em Mação viveu um gigante, um Artista único, um Homem singular que fez da arte, vida e, da vida, uma forma de arte.
A Exposição de Pintura que está agora patente na Galeria Carlos Saramago tem obras suas e de Massimo Esposito, Artur Branco, Luís Dias Ribeiro e Elsa Gonçalves, todos crentes na certeza de que o seu amigo foi maior que a vida e a viveu intensamente, como o génio que foi nas artes e o lutador que foi na vida.
Carlos Saramago recebeu o o título de "Embaixador para a Arte do Concelho de Mação" a 4 de fevereiro de 2023. Deixou-nos no mesmo mês, aos 50 anos. Será sempre lembrado por todos.