Home »
12 FEV 2024
ABRANTES | Bairro Comercial Digital apresentado publicamente
Por Jornal Abarca

Foi assinado esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o contrato de consórcio entre a Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Mação, Sardoal e Vila de Rei para a criação do Bairro Comercial Digital de Abrantes, projeto que pretende aumentar a dinâmica comercial do centro histórico de Abrantes, utilizando a tecnologia para a criação de novas oportunidades e desafios para os comerciantes e empresários.

O projeto, que decorre até setembro de 2026, foi apresentado publicamente aos comerciantes e empresários do centro histórico numa sessão que contou com as presenças de Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, e Frederico Miranda, em representação da Direção da Associação Comercial e Empresarial. Com uma duração de 3 anos, o Bairro Comercial Digital de Abrantes representa um investimento de cerca de 819.000,00 euros, dos quais, 677.000,00 euros serão financiados pelo PRR, valor que é repartido pelas várias medidas a implementar, nomeadamente, o reforço da oferta de serviços de conetividade Wi-Fi; a instalação e manutenção tecnológica de centros de informação digital e do centro de dados do Bairro Comercial Digital; o desenvolvimento e gestão do portal; o desenvolvimento e gestão de aplicações móveis; a monitorização de fluxos de consumidores; a instalação de cacifos inteligentes e a gestão inteligente do estacionamento. Manuel Jorge Valamatos destacou que “este dia, ficará na história do centro histórico porque estamos convictos de que estamos a criar um consórcio que visa o dinamismo e a atualização daquilo que é a dinâmica da atividade do nosso centro histórico”.

“Este projeto tem como principal objetivo tornar o centro histórico mais moderno, comunicativo, competitivo, atrativo e inclusivo, dotando-o com tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana e desenvolvendo ainda mais a nossa economia local”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes. “Temos muitas coisas boas e temos de as potenciar para termos uma atividade económica mais forte”, finalizou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, agradecendo ainda à Associação Comercial e Empresarial por esta parceria. “Pretendemos criar: um Bairro Comercial Digital aberto a novas experiências, feito de cultura, tradição e inovação”, concluiu. Frederico Miranda, representante da Direção da Associação Comercial e Empresarial, destacou a importância deste projeto, referindo que “é uma oportunidade e percebemos que o futuro do comércio e dos serviços passa pela adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus negócios”. Frederico Miranda apelou a que todos os comerciantes e empresários “participem neste projeto que tem como objetivo central valorizar o comércio e os serviços que estão disponíveis no nosso centro histórico, chegando a mais pessoas”. Paulo Rêgo, Chefe da Divisão dos Sistemas de Informação da Câmara Municipal de Abrantes, explicou as várias medidas que irão ser implementadas no âmbito deste projeto que tem uma grande componente tecnológica e que pretende dotar o comércio tradicional de ferramentas diferenciados que permitam fazer a diferença. Uma dessas medidas será a cobertura Wi-Fi que existirá desde a Rua de Angola até à Esplanada 1º de Maio, disponibilizando internet de forma continuada, e que permitirá também fazer uma análise em tempo real do tráfego pedonal e rodoviário em zonas relevantes do Bairro Comercial Digital de Abrantes. Entre as medidas a implementar no âmbito do Bairro Comercial Digital do centro histórico de Abrantes, destaque para a plataforma de comércio eletrónico que prevê a criação de um portal de vendas (através da internet e do telemóvel), lojas online, montras digitais, com marketing digital e gestão de publicidade. O Bairro Comercial Digital de Abrantes também trará consigo o estacionamento inteligente, uma forma mais fácil de saber onde estacionar, com ligações aos parcómetros, ao Abrantes360, à plataforma de comércio eletrónico e ainda painéis digitais (mupis) onde a informação estará disponível. Estes painéis digitais estarão localizados em pontos estratégicos, que serão definidos em conjunto com os comerciantes, onde serão apresentadas diversas informações, nomeadamente onde se poderá estacionar, ou onde o utilizador poderá ser desafiado a visitar uma loja, onde poderá ter um desconto na aquisição de produtos, ou até poder adquirir um bilhete para o transporte público. A instalação de cacifos inteligentes (smartlockers) será também mais uma das medidas a implementar.

Relativamente às questões segurança digital, as mesmas serão asseguradas pelo Município de Abrantes. Foi ainda transmitido a todos os presentes que todos os comerciantes que aderirem ao projeto terão formação para a transformação digital de modelos de negócio. E que, em conjunto com os comerciantes aderentes, será desenvolvido um programa integrado de benefícios para os clientes. O Bairro Digital Comercial de Abrantes resulta de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal de Abrantes em consórcio com a Associação Comercial e Empresarial ao Aviso “Bairros Comerciais Digitais” do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 407 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design