Atleta natural de Tomar que reside há vinte anos no Entroncamento vai percorrer Portugal a correr e a pedalar, entre 1 e 30 de Setembro, com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a prevenção e luta contra o cancro. Todas as verbas angariadas serão doadas ao Instituto Português de Oncologia [IPO] em Lisboa.
Ricardo Ribeiro vai percorrer Portugal a correr e a pedalar, num total aproximado de 2,180 quilómetros, em vinte e seis etapas sempre junto às linhas fronteiriças e litoral. Começará a odisseia no IPO em Lisboa seguindo depois por Comporta, Porto Covo, Aljezur, Alvor, Faro, Vila Real de Santo António, Mina de São Domingos, Moura, Alandroal, Castelo de Vide, Castelo Branco, Guarda, Freixo de Espada a Cinta, Miranda do Douro, Bragança, Chaves, Montalegre, Arcos de Valdevez, Caminha, Vila do Conde, Furadouro, Quiaios, São Pedro de Moel, Peniche, Ericeira e concluindo o percurso no IPO em Lisboa.
Por ter vivenciado casos de pessoas próximas que lutaram contra problemas oncológicos sensibilizou-se com o tema e a luta de quem trabalha nesta área. A ideia de Ricardo passa por “agradecer a todos os profissionais que diariamente trabalham na luta contra o cancro” que retrata como heróis que “do pouco fazem muito”. Em simultâneo, angariar verbas que doará na totalidade ao IPO de Lisboa: “Todos os valores doados a esta causa serão colocados em uma conta solidaria que no final serão entregue na integra ao hospital”.
O objectivo é fazer “o que conseguir” sendo que a bitola está nos 80 quilómetros diários: uma maratona a correr (aproximadamente 42 quilómetros) e o restante a pedalar.
Várias empresas apoiam a iniciativa e qualquer pessoa pode fazer um donativo para a iniciativa através de MBWay para o número 914 181 329 ou de transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 6345 0650 0019 2.
Ricardo tem 40 anos, é natural de Tomar e vive há vinte anos no Entroncamento. É atleta federado de corrida do Juventude Ilha Verde e ciclismo do Grupo Cicloturismo Barquinhense. Assume, ainda assim, a corrida como o seu “desporto de eleição”, tendo vasta experiência em maratonas e ultramaratonas.
Para mais informações pode consultar o site www.unirportugalcontraocancro.com ou as páginas de Instagram e Facebook da iniciativa.