A Câmara Municipal de Alcanena informou que a inauguração do Museu Municipal e Arquivo Municipal, prevista para esta sexta-feira, dia 20 de Setembro, foi adiada para o dia 4 de Outubro às 17.00h “em solidariedade” pela “situação de calamidade vivida em alguns pontos do território nacional”, com referência óbvia para os incêndios que têm devastado grande parte do país.
O edifício, antes destinado a receber o Museu do Curtume, está finalizado desde 2008, mas nunca abriu as portas ao público. Em 2021, o actual executivo “constituiu equipa e iniciou um trabalho de preservação, investigação, estudo e divulgação do acervo museológico junto da comunidade concelhia, bem como na recolha do património imaterial e saber-fazer do curtume, através dos programas de recolhas e entrevistas com antigos operários e empresários, no trabalho de campo nas diversas unidades industriais ainda em laboração e no estudo e caracterização das peças da coleção com a participação da comunidade, com o objetivo de abrir o equipamento à comunidade”.
O espaço irá albergar ainda o Arquivo Municipal, inexistente até 2021, e que “alberga os fundos documentais municipais, bem como alguns fundos privados doados para o efeito. A documentação histórica ficará, para já, acessível aos investigadores e público em geral, mediante marcação prévia”.
Prestes a ver a luz do dia, este espaço emblemático que ao longo dos anos foi gerando controvérsia no concelho, tem agora mais um adiamento, desta vez por motivos de solidariedade com a tragédia que assola o país.