A Associação de Reformados da Freguesia de Tramagal (ARTRAM) deu início no sábado, dia 14 de Setembro, ao novo ano lectivo da Universidade da Terceira Idade (UTIT) numa cerimónia que contou com a presença de alunos, populares, dirigentes da instituição e responsáveis políticos na sede da ARTRAM localizada nos antigos refeitórios da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF).
Em declarações ao abarca Manuel Pio, presidente da direção, continua a acreditar na importância “muito grande” da UTIT para a comunidade tramagalense: “É uma maneira de as pessoas saírem de casa e socializarem, participarem na vida da universidade e de estarem mais ocupadas. As pessoas estão cada vez mais isoladas, os tempos mudaram, e pelo menos ali convivem, distraem-se, aprendam e ensinam também aos mais novos. É uma maneira de ganharem alguma vida”.
Para este ano lectivo a entidade conta com aproximadamente 60 alunos que iniciarão as aulas no dia 23 de Setembro e frequentarão aulas de saberes tão diversos como Saúde, Artes das Agulhas ou Informática, passando pelas “clássicas” como Geografia e História, Inglês ou Educação Física. Caso se queira inscrever na Universidade Sénior pode fazê-lo nas instalações da ARTRAM ou pelos contactos 241897454, 969858454 ou 961327584. Caso tenha dificuldades de deslocação, a instituição garante transporte de ida e volta para as aulas.
A ARTRAM, através da universidade sénior mas não só, dinamiza outras actividades para a população como “excursões, convívios, almoços, festas no carnaval, no natal ou no final do ano lectivo, concursos de pesca, cicloturismo, várias actividades onde as pessoas se podem entreter”.
Fundada em 25 de Outubro de 2000 com a colaboração de Manuel Pio - juntamente com António José Contente e António Marcão -, a ARTRAM prepara-se para celebrar um quarto de século no próximo ano. Manuel Pio recorda que tudo começou “numa conversa entre três amigos, os outros dois infelizmente já cá não estão, em que o senhor António José Contente quis criar um espaço de convívio à imagem dos ferroviários que havia no Entroncamento, mas para os antigos trabalhadores da MDF”. Lembra que todos “acharam graça à ideia” e daí até nascer a ARTRAM foi uma questão de pouco tempo. Mais tarde alargou-se o universo da instituição às mulheres dos antigos trabalhadores da MDF e, depois, para toda a comunidade. A ideia da Universidade surgiu em 2005 pela (à época) vereadora Isilda Jana.
Manuel Pio fala num “sentimento de grande satisfação e de dever cumprido” sobretudo por sentir que “valeu a pena fazer alguma coisa e estar ao serviço da comunidade sem qualquer contrapartida. Para mim é um gosto muito grande”. Sem esquecer todos aqueles que têm ajudado a instituição a caminhar ao longo destes anos, deixa um repto às gerações seguintes: “Quem cá ficar que dê continuidade à ARTRAM”.
Além de Manuel Pio, presidente da ARTRAM, marcaram presença Paula Silva, Coordenadora da UTIT; José Alves Jana, padrinho da universidade; António José Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal; e Celeste Simão, vereadora da Câmara Municipal de Abrantes.