Home »
15 DEZ 2024
ENTRONCAMENTO | Apresentado o primeiro livro de contos de Manuel Fernandes Vicente
Por Jornal Abarca

Manuel Fernandes Vicente, habitual colaborador jornalístico de abarca, apresentou no passado dia 1 de dezembro, no Cineteatro São João do Entroncamento, o seu livro Contos de um Futuro Antigo − a sua primeira obra de narrativas de ficção −, perante um público de convidados pelo autor que deu calor e emoção à cerimónia na principal sala de eventos da “Cidade Ferroviária”.

O livro, de 75 contos, todos eles com desenhos em diferentes técnicas imaginados por artistas amigos do autor a partir da interpretação dessas narrativas −, contou na apresentação com as intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Ilda Joaquim, do historiador António Matias Coelho, do tenente-general aposentado António de Mascarenhas, da professora Maria José Ventura, do responsável pela edição, António Vieira da Silva e, naturalmente, do próprio autor.

António Matias e António de Mascarenhas fizeram algumas referências não só ao perfil criativo de Manuel Fernandes Vicente, como também se detiveram na análise de alguns dos contos que integram a obra. Destacaram os valores neles sugeridos, mas também a diversidade de temas, épocas e geografias que os contos abrangem, podendo, de algum modo, serem também um retrato do mundo, e que, atentos ao que se perspetiva para o futuro, se alicerçam muito na história do ser humano, nas suas raízes e também na sua antiguidade, onde tudo começou. Maria José Ventura fez referência à sensibilidade do escritor e cativou a atenção do público com a sua leitura de “O Vagabundo da Harmónica”, um dos contos da obra. E depois de Vieira da Silva aludir a algumas particularidades do livro, o autor fez algumas revelações mais pessoais sobre a forma como a obra, uma coletânea de ficções que nunca julgou poder fazer, mas fez, e agora publicou, porque, e citando poeta espanhol Antonio Machado, “se hace camino al andar”. Por fim, Ilda Joaquim fez ainda questão de sublinhar o ambiente e a experiência estimulante, o interesse e o calor humano que envolveu a sala em todos os momentos da apresentação.

No final, e depois das fotos com os ilustradores presentes no Cineteatro, o autor reservou um período para os seus leitores, assinando e ensaiando dedicatórias em muitos dos exemplares, e convivendo com muitos amigos e colegas presentes. 

Dividido por capítulos, Contos de um Futuro Antigo apresenta episódios mais realistas ou fictícios, como “O Meteorologista”, “O lápis mágico”, “O tempero de La Bamba”, “O Ritual”, “Marcelete falsete, já não és major!” ou “A abominável história do corcunda Gargana”, onde a ironia e as excentricidades coabitam com a surpresa e a proximidade dos personagens da ficção.

Manuel Fernandes Vicente é raiano, nasceu em Castelo Branco, estudou em Coimbra e vive no Entroncamento, onde foi professor de Matemática e de Ciências Físico-Químicas durante cerca de quatro décadas, correspondente nacional do jornal Público e colaborador do jornal musical Blitz, entre outras publicações. Neste livro, o seu oitavo, apostou na ficção e na liberdade de escrita proporcionada pelo conto, que deseja que não seja uma lavandaria de ideologias e ismos, mas mostra também a sua aversão ao politicamente correto, previsível ou conveniente.  

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 408 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design