O troço do IC-9 que ligará Abrantes a Ponte de Sor e inclui a ponte de Tramagal vai mesmo avançar. Durante a apresentação do “Plano Estratégico Abrantes Comunidade + Viva” (programa eleitoral do PS a Abrantes), Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministro, garantiu que no primeiro semestre de 2010 será lançado o concurso internacional para a construção da referida obra que deverá estar concluída em 2012.
Jorge Lacão, que também é presidente da Assembleia Municipal e se recandidata ao mesmo cargo nas próximas autárquicas, garantiu que, além do troço do IC-9, a Estrada Nacional 118 será também requalificada desde a Chamusca ao Gavião, incluindo a construção das variantes ao Tramagal e ao Rossio ao Sul do Tejo.
A decisão resulta de um Despacho Conjunto dos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações que “mandatou a Estradas de Portugal para lançar quatro novas Concessões Rodoviárias até Junho de 2010 - Vouga, Serra da Estrela, Tejo Internacional e Ribatejo”. Estas quatro concessões, que envolvem cerca de 800km de estradas para requalificar, conservar ou construir, “são exclusivamente para impulsionar o desenvolvimento do interior, com o objectivo de aproximar os concelhos do interior dos principais eixos rodoviários, e do litoral. Com estas quatro concessões serão melhoradas as ligações de proximidade de mais de 30 sedes de concelho”.