Até 7 de Abril, a população tem ao seu dispor para consulta pública, na junta de freguesia do Tramagal, o resumo não técnico do traçado da IC 9, que inclui a ponte do Tramagal.
Cumprindo os prazos anunciados pelo primeiro ministro José Sócrates, aquando da sua visita à Mitsubishi, no Tramagal, decorre no Ministério do Ambiente a avaliação de impacte ambiental do IC 9, enquanto decorre a consulta pública do projecto.
No âmbito deste processo “consideradas e apreciadas todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito”. As exposições deverão ser dirigidas ao Director-Geral da Agência Portuguesa de Ambiente até 7 de Abril.
Para esta nova via, que atravessa as freguesias de São Vicente, São Miguel, Tramagal e Bemposta (no concelho de Abrantes), e Tramaga e Ponte de Sor (no concelho de Ponte de Sor), os técnicos propõem duas alternativas na travessia do Tejo para a estrada nacional 118: uma com saída na chamada “recta da Pinheira” e a outra na recta mais próxima do Tramagal.
Se o estudo de impacte ambiental for aprovado pelo secretário de Estado do Ambiente, o concurso deverá ser lançado durante o Verão.
O lanço do IC – 9 Abrantes-Ponte de Sor tem uma extensão de 33 quilómetros. Do nó da A-23 até ao Tramagal, terá perfil de auto-estrada com quatro faixas de rodagem. A completar o projecto está associada a construção de uma via circular interna (VCI), em alternativa à EN 118. A VCI fará a ligação directa da zona industrial do Tramagal à nova travessia e, consequentemente à A-23 e às freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e ao Pego.