Home »
01 JUN 2009
PATRÍCIA BELÉM: A MENINA QUE CANTA
Por MARGARIDA TRINCÃO

 

Menina calma de jeito doce, Patrícia Belém tornou-se vedeta da televisão. Natural do Sardoal foi uma das finalistas do programa televisivo “Uma Canção para Ti”, não ganhou, mas voltará no domingo para uma grande finalíssima.

 

Não gosta muito de falar dela, prefere que sejam os outros a fazê-lo: “Não gosto de dar qualidades a mim própria”, diz com firmeza doce quando se refere à sua prestação como aluna. Mas o facto, é que as notas são de 4 e 5. Mais seria difícil para quem tem 13 anos e frequenta o 7.º ano.

Organizada por natureza consegue ir fazendo o que gosta, com responsabilidade e sempre calma. Está a aprender saxofone na Filarmónica União Sardoalense, tem aulas de dança contemporânea e de salão. “Gosto mais da dança contemporânea, mas as de salão também são importantes”.

A sua primeira experiência de palco, a grande escala, foi no espectáculo “Música de Coração”, de Filipe La Féria. Patrícia interpretava a personagem de Marta, uma das filhas do Capitão Von Trapp e fez parte do elenco de estreia da peça: “Nesse dia estava um pouco nervosa, mas estávamos todos, era a estreia”.

Não é capaz de comparar a “Música no Coração” com “Uma Canção para Ti” porque “são coisas muito diferentes”. Patrícia gosta de cantar, dançar, representar e faz as suas próprias peças para a família. A mãe não tem grandes dúvidas que o mundo do espectáculo fará parte da vida da filha. No entanto, “quero tirar um curso, porque viver só do espectáculo não é muito seguro”, esclarece a jovem cantora. As suas inclinações de momento vão para as Humanidades, mas “ainda é muito cedo para decidir”.

A participação no programa “Uma Canção Para Ti” foi só mais uma etapa. É regra da família que Patrícia estará envolvida num projecto de cada vez e os convites que têm surgido, entretanto, têm sido recusados: “A Patrícia é uma criança, não pode estar em mais do que um projecto ao mesmo tempo, tem que descansar, brincar e estar com os amigos aqui no Sardoal”, acrescenta Célia Belém.

Patrícia concorda em absoluto, porque além do gosto pelo espectáculo, também gosta muito de dormir, de comer, de ler, de andar de bicicleta e de viver a vida de quem 13 anos.

As canções de “Uma Canção Para Ti” que teve que interpretar são treinadas durante a semana. “Decoramos a letra e vamos ouvindo a música. À sexta de manhã, vamos para Lisboa e depois temos os ensaios com os músicos e a orquestra”, explica. A família tem a acompanhado sempre. Patrícia não dispensa a presença dos pais, dos irmãos e das avós. 

Sempre calma, quase que mede as palavras e tem grande rigor no que diz. Patrícia continua a ser a menina de sempre. Diz que “quase todos” os seus colegas de escola a apoiaram e agradece a todos os que o têm feito.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design