Tiago Aperta, um jovem de 17 anos, lançador de dardo do Sporting Clube de Abrantes, bateu mais uma vez, o recorde nacional de juvenis da disciplina com 63,79 metros, na Taça de Europa, em Espanha. O Sporting Clube de Portugal está à espreita.
O concelho de Abrantes tem uma história de desportistas com sucesso no Atletismo. Durante alguns anos essa história não conheceu desenvolvimentos assinaláveis, até agora, altura em que desponta um jovem lançador de dardo que tem em si muitos sonhos e muita vontade de aprender e melhorar a sua performance.
A sua participação na Taça da Eupora, realizada em Março, foi para o atleta “um enorme orgulho”, e uma experiência que classifica de “memorável” pois integrou uma equipa com vários atletas Olímpicos e outras figuras de destaque no panorama da modalidade. Para Tiago, que era o mais novo e obteve o 11.º, o importante, para já, “é aprender com os colegas” para poder potenciar as suas capacidades.
Apesar de esta ser a sua primeira experiência internacional, Tiago Aperta já tem no seu currículo vários recordes e títulos nacionais distribuídos entre as disciplinas do lançamento do dardo e provas combinadas. O destaque que lhe é dado através da Federação Portuguesa de Atletismo não vem ao acaso. As marcas alcançadas pelo atleta são de “grande nível” e o facto de, apenas no ano passado, se ter dedicado “a 100%” à disciplina, reforça ainda mais a importância dos seus desempenhos atléticos: “Após algumas lesões nos adutores decidimos, eu e o meu treinador, especializarmo-nos no dardo”.
O treinador, o professor Manuel João Gonçalves, uma cara conhecida do atletismo ribatejano, treina outros jovens do clube, utilizando as valências do Estádio Municipal de Abrantes onde Tiago encontra “tudo o que preciso para treinar com tranquilidade”. Só lamenta a fraca adesão de outros jovens à modalidade: “Somos apenas quatro ou cinco praticantes, o resto o que quer é futebol”. Actualmente a frequentar o 11º ano na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, Tiago conta com o apoio da família que “vai ver todas as minhas provas” e gosta, especialmente, de competir no estádio de Abrantes onde sente “um apoio mais forte”.
O olhar atento do “Senhor Atletismo”, Mário Moniz Pereira, responsável pela modalidade no Sporting Clube de Portugal e vice-presidente do clube, já levou a que contactassem Tiago Aperta, no sentido de assegurar mais uma pérola para a fortíssima equipa leonina. Mas os objectivos do atleta abrantino não passam ainda por aí: “Esta época há Campeonatos da Europa de Juniores bem como Campeonato do Mundo de Juvenis e ainda o Festival da Juventude Europeia”. Por isso, Tiago prefere concentrar-se, “no imediato”, nestas competições, trabalhando “para atingir os mínimos [estabelecidos em 66 metros] para o Campeonato da Europa de Juniores”. As provas deste ano estão marcadas para 23 a 26 de Julho, na cidade Sérvia, Novi Sad.
Apesar dos títulos e recordes nacionais, o ponto mais alto da sua ainda curta carreira foi o “4º lugar alcançado nos Campeonatos de Portugal em 2008, ainda juvenil de primeiro ano”, entre os melhores atletas a nível nacional. Este ano sente-se mais preparado e o facto de ter estado na Taça da Europa de Lançamentos e obtido o 11.º lugar numa prova em que era o mais jovem de todos os atletas dá-lhe “maior motivação para perseguir os seus objectivos”.
Como qualquer jovem da sua idade, Tiago Aperta gosta de “jogar computador e estar com os amigos” ainda que as provas lhe retirem alguma liberdade para os tempos livres, mas afirma, com convicção que “custa um pouco mas depois vale a pena!”. Questionado mais uma vez sobre o objectivo de ingressar num clube com outras aspirações, Tiago responde de forma clara e com um brilho nos olhos: “O meu sonho é ir aos Jogos Olímpicos, o resto se verá depois”.