Até 17 de Dezembro, 11 restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha apostam na cozinha tradicional, na dieta mediterrânea e, sobretudo no azeite.
A iniciativa, promovida há sete anos consecutivos pela câmara municipal, em parceria com os restaurantes locais, intitula-se “Prova do Azeite”. Segundo Rui Constantino, vereador da câmara municipal, “pretende-se trazer às mesas dos restaurantes alguns pratos tradicionais desta zona, que faz as ligações dos pratos ribeirinhos, com uma tradição muito mediterrânica e muito nossa, que é o azeite”, explica e acrescenta: “Por um lado, motivamos os restaurantes para a introdução de pratos típicos nas suas ementas e, por outro, queremos trazer pessoas ao concelho”.
“Bacalhau assado”, “sopa de couve com feijão” ou “povo à lagareiro” são algumas das iguarias que os restaurantes oferecem aos visitantes. “Motivamos os restaurantes a apresentar pratos tradicionais que os caracterizem e diferenciem, que tenham iniciativa”, continua o autarca.
Há pouco mais de uma década, no concelho de Vila Nova da Barquinha existiam cerca de 20 lagares, actualmente há apenas um. “Fomos invadidos pelo eucalipto e os lagares, com a nova legislação foram encerrando, não conseguiram adaptar-se. Neste momento, temos um bom lagar a funcionar, que dá resposta aos olivais do concelho”, conclui.