Home »
10 ABR 2015
Insegurança nas Estações da CP
Por Jornal Abarca

Os deputados do Partido Socialista de Santarém, António Gameiro e Idália Serrão, reuniram-se com o residente da Câmara Municipal do Entroncamento, vice-presidente e vereadores a tempo inteiro, com o comandante dos Bombeiros Voluntários locais e com a Proteção Civil para discutir as soluções para os graves problemas de segurança identificados na estação dos Caminhos-de-Ferro do Entroncamento.

Os problemas, previamente identificados e dados a conhecer à REFER, e que passam, entre outros, pela impossibilidade de acesso às plataformas por parte dos meios de socorro necessários em caso de acidente, estiveram em cima da mesa.

Como solução para estas questões, Jorge Faria, presidente da CME, apresentou o projeto de uma ligação subterrânea que ligue as duas freguesias da cidade, que permitirá alojar as bilheteiras assim como aceder de forma tranquila e segura às plataformas de embarque. Esta solução tem ainda a vantagem de permitir o acesso dos meios de socorro em caso de acidente, coisa que a solução existente não permite.

Para além das questões de segurança da estação, estiveram ainda em discussão outras propostas relacionadas com o universo ferroviário e que são consideradas prioritárias pelo Município do Entroncamento, nomeadamente a potenciação do interface como ligação estratégica da Porta Industrial Norte e consequentemente a sua ligação rodoviária à A23 ou ainda a recuperação e preservação do património histórico edificado.              

O presidente da Câmara, Jorge Faria sublinhou “o importante potencial económico do seu concelho no contexto da criação de uma zona empresarial comum, que sirva o Entroncamento, Torres Novas e até Alcanena”. No entanto, “é necessário perceber as possibilidades que ficam em aberto com o novo Quadro Comunitário de Apoio, situação que está longe de estar esclarecida, até porque tudo foi feito à revelia das autarquias”, lamenta o autarca.

Essa é precisamente a posição de Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara de Alcanena que recebeu também a visita dos deputados. No caso de Alcanena, a principal preocupação infraestrutural do momento “é a situação da Estrada Nacional 361, uma estrada que precisa de requalificação urgente, mas cujas obras têm vindo a ser sucessivamente adiadas”, explicou a autarca.

Este é um caso que os deputados têm acompanhado ao longo do mandato, lamentando “que o Governo esteja a gerir o problema em lugar de o resolver”, referiu Idália Serrão. Para a coordenadora dos deputados do PS eleitos pelo distrito, “a Estradas de Portugal tem de ser confrontada com esta questão”, razão pela qual os deputados vão igualmente pedir uma audiência à empresa pública.

António Gameiro, também presidente da Federação Distrital do PS, afirma que “está preocupado com uma enorme quantidade de obras que são necessárias no nosso distrito e que não saem do papel”. São exemplos disso “a requalificação da EN 118, a sustentação das

Barreiras de Santarém, a nova ponte de Constância e alguns outros casos que são mais do que justificados e que se tornaram urgentes”.

Os deputados viajaram igualmente pela EN 362, estrada cuja requalificação é também da responsabilidade da Câmara Municipal de Santarém e que segue na continuidade da EN 361, constatando que “é verdadeiramente urgente o trabalho de requalificação destas vias atendendo ao volume de tráfego que passa por elas e às populações que servem”. O ponto de encontro para esta visita foi Alcanede, terra onde as duas estradas se juntam. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design