Home »
19 MAI 2014
Seminário Técnico de Reabilitação do Património
Por Jornal Abarca

Decorre no próximo dia 30 de maio, pelas 9h00h, no auditório doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no campus do IPT, o Seminário Técnico sobre Reabilitação do Património promovido pelo curso de mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia de Tomar.

Nas últimas décadas, o fácil acesso ao crédito fez com que muitas das nossas cidades tivessem um crescimento periférico de forma galopante. Poucas foram as preocupações com a sustentabilidade económica e ambiental dos edifícios, das infraestruturas e dos serviços. Presentemente, num período de profunda crise, as zonas urbanas enfrentam novos desafios, tais como o envelhecimento da população, o empobrecimento gradual, a perda da qualidade de vida e a erosão da coesão social.

Hoje é um objetivo consensual, na Europa, a aposta na revitalização dos espaços construídos, em detrimento da construção nova e da expansão da urbanização. Mas a melhoria da competitividade e sustentabilidade das zonas urbanas colocam vários desafios técnicos, nomeadamente no domínio da modernização das infraestruturas, nas questões relacionadas com a eficiência energética e com a segurança face aos riscos associados as alterações climáticas ou os eventuais sismos. As zonas urbanas devem, ainda, tornar-se mais amigas do ambiente.

A crise obriga a repensar as zonas urbanas de forma inteligente para as voltar a tornar mais competitivas. A reabilitação urbana deve ser encarada como motor de desenvolvimento, em que se procura melhorar o desempenho funcional dos edifícios e dos espaços urbanos de forma a aumentar a coesão social, atrair e estimular o investimento, criar oportunidades de emprego e a gerar um crescimento económico sustentável. Deverá ser também, o motor para a dinâmica económica da região envolvente que valorize a sua cultura e imagem. Não se deve entender a reabilitação urbana apenas como uma forma de prolongar a vida útil dos edifícios, mas um caminho para valorizar o património construído e revitalizar a economia urbana através da melhoria do ambiente económico, físico e social.

Integrado no âmbito do Mestrado de Reabilitação Urbana, do Instituto Politécnico de Tomar, este Seminário Técnico de Reabilitação do Património procura abordar vários aspetos da problemática da reabilitação urbana, de forma a poder melhorar o funcionamento dos centros urbanos para os tornar mais sustentáveis e mais atrativos ao investimento e indicar várias soluções específicas para a reabilitação sustentável do património edificado, que garantam melhores condições de segurança, conforto e eficiência energética aos edifícios.

O Seminário destina-se a decisores e técnicos que desenvolvam a sua atividade no âmbito das políticas de reabilitação urbana e na indústria da construção, nomeadamente técnicos municipais, agentes políticos, comunidade científica e académica, construtores, proprietários e outros interessados nesta temática.

Mais informações e inscrições em www.seminarioreabilitacaopatrimonio.ipt.pt

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design