As capelas enfeitadas e a procissão dos fogaréus são dos momentos altos das cerimónias religiosas em Sardoal.
São plantas naturais que atapetam o chão das capelas e igrejas do Sardoal, durante a Semana Santa. As portas dos templos estão abertas e de dentro emana o cheiro característico das flores campestres.
As cerimónias da Semana Santa são um marco do Sardoal, por esta altura afluem à vila milhares de visitantes.
Na quinta-feira, dia 9, o destaque é a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus), quando a vila se cobre de negro. A Procissão sai da Igreja da Misericórdia e percorre as ruas à luz de velas, archotes e candeeiros. A electricidade da rede pública é desligada, durante o percurso.
Paralelamente, há um programa mais profano. No Centro Cultural Gil Vicente está patente uma exposição de arte sacra “FONS VITAE - Fonte de Vida”, com parte do património da Igreja Matriz do Sardoal.
O GETAS – Centro Cultural de Sardoal e a Associação Recreativa da Presa organizam, no dia 10, um passeio pedestre designado “Caminhos da Fé”. E no dia 11, às 17 horas, também no Centro Cultural Gil Vicente, haverá um Recital de Piano por Joana Gama, pianista vencedora do Prémio Nacional Jovens Músicos 2008.
A Feira do Livro a decorrer até 16 de Abril na Biblioteca Municipal e o Quiosque com venda de amêndoas, na Praça da República, fazem igualmente parte do programa da Semana Santa do Sardoal.