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13 MAI 2013
INATEL promove Franchising Social
Por Jornal Abarca

A Fundação INATEL desenvolve, desde que foi instituída como FNAT em 1935, um forte papel na implementação de atividades que permitem aos trabalhadores e suas famílias usufruírem de Tempos-Livres de qualidade, enriquecedores em termos culturais, desportivos e de turismo quer para os seus beneficiários diretos, quer para a população das regiões onde os mesmos se realizam. No entanto a função social da INATEL não se esgota apenas na ocupação dos tempos livres.

Neste sentido, lança agora um projeto com forte cunho social que pretende atingir dois objetivos fundamentais: disponibilizar produtos a preços controlados e integrar, no mercado, desempregados ou pessoas à procura do primeiro emprego, esperando-se contribuir, se bem que de forma sumária, para a melhoria da economia social, com ganhos para as Finanças Públicas, através da redução dos subsídios de desemprego e do aumento das receitas fiscais indiretas, originadas com a implementação e desenvolvimento destes programas.

Este novo projeto em áreas que integram o “património imaterial INATEL”, e que são fruto de 77 anos de experiência adquirida, tem em atenção que existem atividades e tarefas que a Fundação INATEL desenvolve e que podem ser realizadas por profissionais não vinculados, com a supervisão INATEL, fornecendo-se a esses participantes toda a ajuda necessária para implementarem e desenvolverem os seus negócios, tornando-se possível promover o autoemprego a cidadãos.

Trata-se de uma iniciativa que pretende incentivar o investimento e o reforço da atividade económica nas áreas de “know-how” da INATEL, reintegrando na vida ativa desempregados, induzindo uma dimensão empresarial às suas capacidades e competências. Com objetivos delineados desenvolver-se-á o projeto “Franchising Social” em duas áreas de negócio: Restauração e Turismo/Viagens.

 

Área de Restauração 

Possuidora de 17 unidades hoteleiras, quase todas com o respetivo restaurante, distribuídas praticamente por todas as regiões do País, a Fundação apresenta-se preparada para fornecer todo o seu saber a quem o pretenda usufruir.

Assim, perspetivam-se lançar espaços de restauração franchisados com a marca Fundação INATEL, cujos manuais de procedimentos, níveis de qualidade de serviço, formação profissional e preços, serão estabelecidos pela Fundação e entregues para seu cumprimento a terceiros (franchisados) que serão os responsáveis pela exploração e concretização do negócio.

A Fundação INATEL disponibilizará um leque de ajudas logísticas aos desempregados que forem selecionados para aderirem a este projeto, nomeadamente estabelecendo parcerias com entidades estatais e outras que permitam criar condições para o apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego.

Os locais onde o projeto se desenvolverá poderão ser espaços da própria Fundação ou espaços externos que apresentem condições para a prestação do serviço em causa. A implementação destes espaços efetuar-se-á em duas cidades – Lisboa e Porto. Estes espaços farão parte do projeto-piloto que se pretende, no próximo ano e após a necessária avaliação, fazer expandir por todo o país.

 

Área Inatel Viagens

Uma das atividades sempre desenvolvidas pela INATEL passa pela comercialização de viagens turísticas, uma vez que desde a sua criação, a Fundação organiza passeios turísticos para os seus associados e mais recentemente para todo o público, atuando como agência de viagens para ocupação dos tempos livres dos trabalhadores. Mais uma vez, este fator representa um saber acumulado que se repercute, na existência de muitos clientes fidelizados.

Porém, atendendo a que as agências INATEL, se encontram predominantemente localizadas nas capitais de distrito/região, existem localidades onde não são nem comercializados nem divulgados os produtos da Fundação INATEL.

Mais uma vez, como incentivo ao autoemprego, a Fundação INATEL pretende implementar um projeto de criação de Agências de Viagens denominadas “INATEL Viagens” em que os aderentes terão de comercializar obrigatoriamente, produtos da Fundação, mas não de forma exclusiva. De forma similar aos espaços de restauração, trata-se de um produto “chave na mão”.

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