Home »
06 AGO 2014
Projeto CoopEmpresarial no Ribatejo
Por Jornal Abarca

No âmbito do projeto CoopEmpresarial no Ribatejo, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, está a levar a cabo uma atividade que tem como objetivo dinamizar operações de concentração e cooperação entre as empresas da região tornando-as mais robustas e competitivas num quadro de recessão económica.

Transdimensão, assim se denomina a actividade que tem como objetivo a promoção da transmissão empresarial e das parcerias estratégicas para ganhar dimensão. Neste sentido, a NERSANT encontra-se a identificar operações de concentração e cooperação entre as empresas do Ribatejo, encontrando-se para o efeito, a reunir individualmente com as empresas interessadas neste tipo de operações. Nestas reuniões, o empresário expõe de forma confidencial, o tipo de apoio que necessita, por exemplo, a procura de um parceiro estratégico ou de capital, bem como será analisado o tipo de operação mais ajustado a cada caso específico (procura de novo mecanismo de financiamento, criação de sinergias/ parcerias ao nível da utilização de recursos, entre outras).

A atividade de Transdimensão, para além do apoio de consultoria especializada de montagem de operações de fusão / aquisição, possui uma vertente muito importante, associada à cooperação e ao estabelecimento de parcerias estratégicas interempresariais. Uma constitui um desafio às empresas ligadas ao setor da Metalomecânica, onde se prevê numa lógica de especialização, a integração de empresas que possibilitem a angariação efetiva de economias de escala. A outra rede será multissectorial, para angariação de sinergias em novos mercados, potenciando a partilha de recursos e de investimentos. O objetivo será de escala e dimensão às empresas para resposta a concursos públicos nacionais e internacionais de maior dimensão e complexidade. Por último, e com o objetivo de fomentar a otimização dos recursos das empresas existentes na região, proporcionando o incremento da rentabilidade e crescimento sustentado das mesmas, a NERSANT está a criar uma Bolsa de Subcontratação. Neste sentido, a associação está também a proceder à identificação da capacidade produtiva instalada e quais as suas necessidades, com vista a promoção de parcerias estratégicas entre empresas que apresentem excedentes de capacidade produtiva; e empresas que tenham encomendas para as quais tenham necessidade de subcontratação.

Os interessados em obter mais informações sobre estes temas poderão contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através do telefone 249 839 500, ou através de e-mail datic@nersant.pt. A NERSANT assumirá absoluta confidencialidade em todos os processos analisados.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design