Home »
22 MAI 2014
XXII Festival Sete Sóis Sete Luas
"Gesto e Luz", de Ahmed Al Barrak, em Ponte de Sor
Por Jornal Abarca

Rica em história e tradições, a cidade de Tétouan representa hoje um dos espaços mais frutíferos em termos de arte contemporânea. É do Instituto Nacional de Belas Artes de Tétouan que vem Ahmed Al Barrak, artista e professor que se apresenta pela primeira vez em Portugal no dia 31 de maio, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor. “Gesto e Luz” inaugura às 16h00, no Centrum Sete Sóis Sete Luas. A exposição junta uma série de 20 obras realizadas propositadamente por ocasião desta colaboração com o Festival Sete Sóis Sete Luas. Uma mostra para celebrar as memórias comuns entre Marrocos e Portugal

O interesse do Festival Sete Sóis Sete Luas pela arte contemporânea de Marrocos manifesta-se mais uma vez: Abdelkim Ouazzani, Mohamed Bouzubaa, Hassan Echair, artistas de renome internacional ligados de formas diferentes ao Instituto Nacional de Belas Artes de Tétouan, estrearam-se em Portugal participando no programa de residências artísticas internacionais do Festival. Ahmed Al Barrak é mais um nome de relevo da cena da arte contemporânea marroquina, que leva ao Alentejo as peculiaridades culturais do seu País.

Pintor e professor no Instituto Nacional de Belas Artes de Tétouan, Ahmed Al Barrakcompõe obras capazes de suscitar intensas emoções amplificadas pelo branco luminoso que amiúde faz de fundo às suas telas e que relembra os muros das cidades mediterrânicas. Como o labirinto das medinas, as figuras de Ahmed Al Barrak tomam forma através de linhas curvas abertas e fechadas, geradas pelo gesto do pintor. Pequenos traços de cores quentes aquecem os azuis intensos dos retratos, revelando todo o potencial da luz capturada nas obras de Ahmed. Motivado e guiado unicamente pelo instinto, Ahmed Al Barrak, nesta exposição, dá substância às memórias comuns entre Marrocos e Portugal, cujas testemunhas ainda sobrevivem nas arquiteturas da costa mediterrânica e atlântica de Marrocos.

Acompanhado por dois alunos do Instituto Nacional de Belas Artes de Tétouan, Nafee Ben Krich e Mohammed Ayamane Mtarfi, cujas obras também estarão expostas, Ahmed Al Barrak realizará laboratórios de criatividade com as escolas de Ponte de Sor nos dias 28, 29 e 30 de maio.

A exposição vai estar patente até 28 de Junho. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design