Home »
20 JAN 2015
NERSANT e municípios parceiros no ecossistema empreendedor do distrito
Por Jornal Abarca

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, convidou os municípios da região do Ribatejo que já aderiram à rede do Sítio do Empreendedor para apresentar os resultados obtidos neste projeto em 2014 e para refletir e analisar em conjunto como melhorar o apoio ao empreendedorismo e à criação de empresas no distrito.

Duas dezenas de representantes de câmaras municipais da região estiveram presentes nesta reunião sobre o Sítio do Empreendedor, projeto dinamizado pela NERSANT partilhado por uma rede de entidades, nas quais se destacam os municípios, e que apoia gratuitamente a criação de empresas na região do Ribatejo.

"Concluímos que onde há mais divulgação e uma porta de entrada do conhecimento público, quer através dos nossos núcleos regionais, quer através de parcerias que já criámos com algumas câmaras municipais, o número de projetos apoiados é muito maior, o que conduz naturalmente a mais investimento, empresas e postos de trabalho criados. Se tivermos mais municípios parceiros e melhorarmos a divulgação, estes números que obtivemos, poderão ser exponenciados", começou por dizer Diogo Palha, responsável pela área de empreendedorismo da NERSANT.

Além dos números atingidos em 2014 (433 ideias inscritas, 143 planos de negócio elaborados, 104 empresas iniciadas, 146 postos de trabalho criados e 1,5 milhões de euros de investimento inicial aplicado) foi ainda demonstrado como a rede do Sitio do Empreendedor procura funcionar de forma partilhada maximizando o apoio prestado aos empreendedores através do acesso e encaminhamento para as diferentes competências dos vários membros da rede. Mais do que cada um tentar desenvolver sozinho um apoio que será naturalmente incompleto, o que faz sentido é, trabalhando em parceria, prestar o apoio para o qual se tem competências e encaminhar o empreendedor para o outro ou outros membros da rede que podem dar resposta às demais necessidades de apoio de que necessita. Divulgação, informação sobre licenciamentos e instalação, apoio técnico na elaboração de modelos e planos de negócio, validação técnica e tecnológica de novos produtos ou processos, mentoria, formação, financiamento, consultoria jurídica e fiscal pré-inicio de atividade, acesso a equipamentos partilháveis ou disponíveis, apoio ao controlo de gestão nos primeiros tempos de atividade, entre outros, são apoios que a rede do Sitio do Empreendedor está preparada para prestar apenas porque é composta por diversos membros (NERSANT, Municípios, Business Angels, Escolas Superiores, Grupos de Ação Local) com competências e funções diversificadas e complementares.

O que se pretende com sessões, como a que teve lugar no dia 15 de janeiro, e que irão continuar nos próximos meses, é facilitar e reforçar o conhecimento e a comunicação entre membros da rede.

"Se o Sítio do Empreendedor for visto apenas como um projeto da NERSANT estaremos a desaproveitar um programa que permite a todos os membros da rede maximizar resultados minimizando recursos e que conjuga um amplíssimo conjunto de ferramentas que têm vindo a ser validadas e melhoradas ao longo dos anos. Queremos por isso que este seja um projeto da comunidade, ao serviço da economia regional, pelo que o envolvimento de todos é fundamental", alertou Pedro Félix, vice-presidente da Comissão Executiva da NERSANT.

Após a apresentação da NERSANT, foram colocadas em discussão várias propostas de intervenção para os vários elementos da rede, foram apresentados pelos técnicos dos municípios exemplos de como têm vindo a implementar localmente o Sitio do Empreendedor e foram sugeridas formas de aumentar a divulgação e dinamização do programa. Exemplos como os apresentados pelos municípios de Coruche, Rio Maior e Sardoal, onde a participação no Sitio do Empreendedor foi reforçada com protocolos mais abrangentes de apoio ao empresariado revelaram-se muito úteis nesta discussão e na definição de melhorias a implementar.

 

Não satisfeita com os 25 elementos que já fazem parte da rede, a NERSANT irá continuar a desafiar as entidades da região que podem aportar mais competências ao apoio ao empreendedorismo para que adiram ao Sítio do empreendedor.

As entidades interessadas podem fazê-lo, bastando para isso contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos sitiodoempreendedor@nersant.pt ou 249 839 500. O Sítio do Empreendedor pode ser conhecido em: http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design