Home »
19 JUN 2013
AUTÁRQUICAS 2013
José Luz apresenta-se em Constância
Por Jornal Abarca

O Partido Social Democrata de Constância lançou a sua campanha, no dia 17 de Junho, com a apresentação do candidato a presidente da Câmara, o professor José Maria Silvares Luz. Foram ainda apresentados os candidatos cabeça de lista à Assembleia Municipal (Vasco Botelho de Souza), à Junta de Freguesia de Constância (Mélanie Nascimento) e à Junta de Freguesia de Montalvo (António Machado).

Na sua intervenção, José Luz referiu que o seu projecto para o concelho assentava em três princípios fundamentais que enunciou: dar prioridade às necessidades básicas da população; defender e perseguir maior rigor orçamental e apoiar investimentos que sejam sustentáveis a longo prazo e catalisadores de emprego.

De seguida, o candidato fez o diagnóstico dos principais problemas detectados no concelho: Falta de oportunidades reais de emprego para jovens e operários qualificados; Falta de condições e de recursos para um posto médico em Montalvo com médico de família; Fraca ocupação da zona urbana do núcleo histórico da vila e do lugar de Constância Sul bem como do lugar de Portela da Freguesia de Santa Margarida da Coutada, em particular; Falta de iniciativa dos agentes locais políticos para lidar com os problemas estruturais do turismo local; Falta de investimento numa marca/imagem forte bem como falta de exploração das técnicas de «marketing» verificando-se a aplicação por regra de técnicas básicas; Falta de equipamentos e de actividades para idosos em Montalvo no domínio do interesse público; Baixa densidade populacional e relativa desertificação nalguns focos urbanos.

Como proposta de solução dos problemas inventariados, José Luz comprometeu-se a defender como prioritárias para investimento político as áreas do emprego da saúde, da acção social e do turismo cultural. "A existência de Programas de Ocupação de Jovens devem ter por destinatários os residentes no concelho que procurem uma ocupação/primeira experiência ligada ao mundo do trabalho", salientou.

Para contrariar a desertificação dos núcleos urbanos o candidato propõe "a criação de condições para a ocupação de espaços que estejam devolutos no centro histórico da vila e noutros núcleos urbanos das freguesias de Montalvo e de Santa Margarida da Coutada". E adianta que essas iniciativas poderão passar ainda pelo apoio inicial a nível do arrendamento.

O candidato defendeu que "é urgente uma valorização da importância do «marketing» territorial na construção de uma imagem cada vez mais favorável do Município enquanto lugar propício para a fixação de recursos humanos qualificados e para a realização de investimentos empresariais". E prometeu lançar a marca «Constância» como produto turístico.

Com a divulgação da marca «Constância» "pretendemos divulgar: a Casa-Memória de Camões, o Jardim Horto de Camões, o parque ambiental de Santa Margarida, o Centro de Ciência Viva, o património arqueológico de Montalvo e de Santa Margarida e todo o património construído e natural concelhio classificado e a classificar".

Aproveitando a presença de Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura, José Luz foi firme em defender que "Constância merece entrar num roteiro internacional digno do nosso maior poeta". No seu entender "somente uma exploração correcta e sustentável da actividade turística fará dela uma fonte de receita que leve ao desenvolvimento. As autarquias têm aqui uma função insubstituível".

Jorge Barreto Xavier, ali presente por iniciativa pessoal, recordou o currículo do candidato tendo elogiado o seu percurso em favor da acção social no concelho. O Secretário de Estado da Cultura lembrou a dedicação de José Luz em particular no apoio aos idosos através do seu envolvimento na construção do lar e da creche.

O Governante traçou um quadro histórico desde a governação de António Guterres para concluir que a crise que ainda aí está tem culpados e que estamos todos a pagar esse preço. Os recursos aos empréstimos por parte de Portugal justificaram-se para pagar salários e empréstimos já contraídos, aduziu. Segundo disse as curvas do crescimento e da despesa andam muito afastadas e não é sustentável esta situação. Fazia assim o paralelo com os princípios de governação defendidos por José Luz. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design