Home »
28 AGO 2014
Pereiro Capital das Ruas Enfeitadas já começou
Por Jornal Abarca

Desde dia 26 até 31 de agosto, a pequena aldeia de Pereiro, no concelho de Mação, transforma-se num jardim suspenso que lhe dá o estatuto de Capital das Ruas Enfeitadas, marca registada em 2013 na sequência de anos e anos de trabalho por altura das Festas em honra de Nossa Senhora da Saúde.

O trabalho desenvolvido pelos habitantes e naturais do Pereiro, que este ano apresenta 20 ruas enfeitadas com 125.000 flores é inversamente proporcional ao número de habitantes da aldeia, cerca de 150. É este o factor diferencial e de realce, o muito que se faz e consegue numa pequena aldeia do centro de Portugal.

Como foi referido na inauguração do evento deste ano, para se apresentar tal ornamentação das ruas no dia em que termina a festa começa-se a trabalhar para a do ano seguinte.

Na inauguração do Pereiro Capital das Ruas Enfeitadas 2014 esteve Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal que referiu o apoio daquela entidade ao evento. Sublinhou que o Turismo do Centro abrange 100 municípios e que este evento, em Mação, numa pequena aldeia, é o exemplo do que deve ser apoiado pela diferença e pelo valor que traz, não só á terra, como ao concelho, particularmente aos seus agentes económicos e, claro, à região em que está inserido.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, realçou o empenho, o trabalho e a paixão dos promotores do evento afirmando o apoio incondicional da autarquia em tudo o que está nas suas competências e lhe é solicitado. Disse ainda ter o concelho de Mação associações ativas, dinâmicas, como a do Pereiro, que fazem mexer o concelho e proporcionam diversos eventos praticamente todos os fins-de-semana, o que é de realçar, de apoiar e de agradecer por tudo o que significam para o concelho.

O presidente da Associação Desportiva e Cultural do Pereiro, Nuno Neto, fez um discurso emocionado em que lembrou quem iniciou este projecto há cerca de 70 anos e como seria bom verem naquilo em que se transformou. Agradeceu o trabalho não só dos habitantes mas de todos os naturais que chegam a fazer flores em Lisboa, Almeirim, Barreiro, onde quer que habitem, por todo o país, contribuindo para que a sua aldeia de origem seja, como é, a Capital das Ruas enfeitadas.

Após a sessão inaugural foi descerrada uma placa de agradecimento a quem contribui para o trabalho apresentado e seguiu-se uma visita a algumas das ruas, percurso marcado pela cor, pela originalidade.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design