Home »
12 JUL 2013
Escultura habitável em Vila Nova da Barquinha
Por Jornal Abarca
Foto: João Morgado
Foto: João Morgado

Agora já é possível dormir dentro de uma escultura. O Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha, vai acolher, entre 15 de julho e 6 de outubro de 2013, a escultura habitável de cortiça Shelter by GG, criada pela escultora Gabriela Gomes.

Esta obra de arte ficará instalada em pleno parque verde com cerca de 7 hectares, onde existem esculturas ao ar livre, espaços lúdicos para as crianças e percursos ribeirinhos, tudo enquadrado numa área de prado natural a escassos metros do Rio Tejo. 

O Município de Vila Nova da Barquinha desafia o público a vivenciar a escultura e nela pernoitar, por 45€ por noite, para duas pessoas (pequeno almoço opcional não incluído – 3€ por pessoa), podendo ser reservado por quem o desejar. As reservas podem ser feitas no Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha, ou através dos telefones 916910739 e ou 915081737.

 

O Projecto

"Shelter ByGG" é um projecto da criadora Gabriela Gomes que traz para o espaço público um objecto escultórico habitável. 

Esta ideia vai de encontro à linha de trabalho da autora que tem como marca característica "converter objectos escultóricos em objectos de design", transformando-os em produtos do quotidiano. 

Com "Shelter byGG", Gabriela Gomes propõe a criação de um módulo habitável, convidando a dormir numa escultura instalada no espaço púbico. O módulo terá um quarto duplo com WC integrado, pensado para o conforto e a privacidade dos utilizadores. A componente estética não fica esquecida e é um dos pontos fortes deste projecto. 

Trata-se de um objecto experimental que cruza a escultura, o design e a arquitectura, desafiando novas experiências de espaço e questionando relações de fruição artística e de habitação. Desta forma "Shelter byGG" conjuga conceitos plásticos com a funcionalidade, a sustentabilidade, a partir de uma instalação, uma espécie de "casulo/quarto". 

Espera-se obter com este projecto, uma manifestação artística que proporcione uma experiência inovadora e inesperada enquanto espaço de alojamento, associado a soluções eco-sustentáveis e à mobilidade. 

Na sua construção e funcionamento são visíveis as preocupações ambientais, nomeadamente: a sustentabilidade pela utilização de materiais não poluentes e recicláveis e a ecoeficiência energética pelo uso da energia solar. 

O Shelter é caracterizado por dois arcos que se interceptam formam uma área de 2,30m por 6,45m, espaço que contempla um hall, um quarto e um WC com duche.

Construído em cortiça nacional, o projeto está orientado para o turismo eco-sustentável.

40 Pequenos painéis solares, que se adaptam à curvatura da estrutura e possibilitam que a luz eléctrica funcione com baterias ligadas a estes painéis, e lâmpadas de tecnologia LED são alguns dos outros elementos que reforçam o conceito sustentável do Shelter.

A mobilidade, associada à característica temporária da instalação, torna-o um “objecto itinerante”, estreado na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

 

A envolvência

Inaugurado em Julho de 2005, o parque de Vila Nova da Barquinha conquistou o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2007, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”.

Em 2012, este espaço reconhecido e premiado acolheu um projecto único em Portugal, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, recentemente nomeado para melhor Exposição de Arte Contemporânea 2012 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Aqui os visitantes podem apreciar o melhor da escultura contemporânea portuguesa, com trabalhos de Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho. 

A pernoita em Vila Nova da Barquinha é também uma oportunidade para conhecer os incontornáveis monumentos nacionais Castelo de Almourol e a Igreja Matriz de Atalaia, numa região marcada pela boa gastronomia com base nos sabores do rio. Ou conhecer o novo Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC), o mais recente centro de divulgação da ciência em Portugal, atracção ideal para todas as idades.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design