Home »
28 MAI 2013
NERSANT explicou sistema de incentivos a microempresas do interior
Por Jornal Abarca

Cerca de 150 microempresas do interior são agora conhecedoras do SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas. Com o objetivo de apoiar exclusivamente as microempresas já existentes, situadas em territórios de baixa densidade, com problemas de interioridade, e, logo, com menores oportunidades de desenvolvimento, a NERSANT e o MaisCentro realizaram nos dias 21 e 22 de maio, quatro sessões de esclarecimento, em Mação, Sardoal, Constância e Ferreira do Zêzere. 

A realização destas sessões de divulgação e esclarecimento sobre este sistema de incentivos justifica-se pelo facto de as microempresas destes concelhos (e também do concelho de Abrantes), serem destinatárias do SIALM, podendo as mesmas aceder a um subsídio não reembolsável de 50% das despesas de investimento que forem consideradas elegíveis para a realização do projeto e um subsídio até dois postos de trabalho. No caso dos postos de trabalho serem preenchidos por jovens, entre os 18 e os 30 anos, desempregados ou à procura do primeiro emprego (inscritos no centro de emprego há pelo menos 4 meses), os financiamentos terão uma majoração de 50%.

Carlos Ferreira, da CCDR Centro, explicou os pormenores sobre o SIALM a todas as empresas, tendo referido que nestes concelhos o SIALM apoia projetos até 5.000 euros, uma vez que são zonas elegíveis do programa PRODER. A exceção vai para duas freguesias do concelho de Abrantes, não abrangidas pelo PRODER, e que por esse motivo, podem ser apoiadas no âmbito do SIALM até 25.000 euros.

De acordo com António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, “as empresas que querem ser mais competitivas têm de ter em atenção os mecanismos que existem atualmente, pelo que a realização de ações de divulgação e esclarecimento dos sistemas de incentivos faz todo o sentido.”

Para além disso, o dirigente da associação empresarial mostrou-se à disposição das empresas para qualquer questão, reforçando que faz parte do serviço da NERSANT, garantir um tecido empresarial saudável e em constante desenvolvimento.

Nas sessões, que decorrem dia 21 em Mação e Sardoal, e dia 22 em Constância e Ferreira do Zêzere, foram ainda apresentados pela CCDR Centro, os restantes sistemas de incentivos para as empresas com avisos de candidatura em aberto. A NERSANT apresentou ainda o Programa Nacional de Microcrédito, projeto para o qual é entidade credenciada para a apoio técnico, e o Vale Empreendedorismo, projeto para o qual a associação empresarial está a disponibilizar apoio técnico para a elaboração de candidaturas das empresas da região. Foram ainda apresentados os Passaportes Emprego 3i (estágios profissionais para empresas com candidaturas aprovadas no âmbito de qualquer sistema de incentivos), bem como outros tipos de apoio à contratação. 

A NERSANT apresentou também os seus projetos de apoio ao empreendedorismo, começando pelo Sítio do Empreendedor, plataforma onde os empreendedores podem testar a viabilidade económica da sua ideia de negócios, e pelo ApoiarMicro, projeto que garante apoio técnico desde a criação da ideia de negócios, até ao acompanhamento da empresa após o início da atividade. 

Foi ainda dada a conhecer a Formação Inicial de Empreendedores, programa certificado composto por 5 ações de formação essenciais à gestão eficaz de qualquer negócio.

“Não existem territórios fracos ou pobres. Existem territórios sem ideias. É necessário pensar em projetos que tragam valor a estas regiões, e os sistemas de incentivos estão cá para ajudar as empresas nesta missão”, fez saber António Campos na sessão de encerramento de uma das sessões realizadas. 

Para mais informações sobre o SIALM ou outro sistema de incentivos, a NERSANT encontra-se à disposição através dos contactos 249 839 500 ou do e-mail datic@nersant.pt.

De referir que as quatro sessões realizadas nos dias 21 e 22 de maio decorreram em parceria com os municípios locais.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design