Home »
12 JUL 2013
Mercado Ribeirinho parte de Constância para animar Vila Nova da Barquinha
Por Jornal Abarca

A vila de Constância recebeu o primeiro dos três Mercados Ribeirinhos que vão acontecer este Verão. Exposições, cinema ao ar livre, workshops, mercados de produtos locais e artesanato, animação musical e degustação de produtos são algumas das actividades que também animarão Vila Nova da Barquinha no último fim-de-semana do mês.

Na inauguração oficial, o presidente da Câmara Municipal de Constância, Máximo Ferreira, sublinhou a importância da dinâmica que se criou neste evento da Vila Poema com os agentes locais e as mais-valias que a dinamização das potencialidades da zona ribeirinha de Constância trazem ao concelho. Já o técnico coordenador da TAGUS, Pedro Saraiva, apresentou o programa do evento aguçando a curiosidade dos presentes para o próximo Mercado Ribeirinho que será no concelho Vila Nova da Barquinha, dias 26, 27 e 28 de Julho. Esta apresentação contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, e o vereador Fernando Freire, em representação do Município de Abrantes, esteve a vereadora Celeste Simão, assim como as vereadoras do actual executivo autárquico de Constância, Júlia Amorim e Manuela Arsénio.

Durante os três dias cinema ao ar livre, workshops, mercados e degustação de produtos locais e dj/vj animaram este certame. Com especial destaque para as actuações da Banda Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro e do Grupo Moviritmo, em que os alunos da Escola EB 2,3/S Luís de Camões deram um magnífico espectáculo de conjugação de luzes com acrobacias e jogos com fogo. Outro dos pontos altos foi o Festival Nacional de Folclore “Tejo e Zêzere 2013”, a cargo do Rancho Folclórico “Os Camponeses de Malpique” que trouxe à Vila Poema grupos etnográficos de vários pontos do país. 

De destacar a exposição “A TÁGIDE, musa inspiradora de Camões” composta pelos trabalhos das crianças dos jardins-de-infância e ATL de Constância à volta da personagem de banda desenhada que abrilhantou a entrada do certame. Também a instalação do projecto social Cores do Rio, realizada pelo Atelier de Arquitectura Raul Reis e Sandra Alves e pelas utentes da Santa Casa da Misericórdia de Constância complementaram os trabalhos de croché que vestem as árvores da Vila Poema. O colorido barco Chibas coberto por crochê relembra o tempo dos marítimos e a ligação de Constância às actividades em torno dos rios Tejo e Zêzere.

O jantar Indiano, o espaço de artesanato indiano, a exposição “As especiarias da Índia”, os Workshops de Chá Indiano, de Sarees e de Danças Orientais deram cor ao evento, que com estas iniciativas pretendeu assinalar a relação de Constância com o escritor d’Os Lusíadas, Luís de Camões. 

O evento temático Mercado Ribeirinho ruma agora a Vila Nova da Barquinha. Subordinado ao tema artes, este certame contará com um panóplia de actividades onde não faltará, animação, música, cinema, workshops e mercados de produtos Llocais e artesanato. 

Os Mercados Ribeirinhos são uma iniciativa da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com os municípios de Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes, no âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE – Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo" e Co-financiado pelo QREN, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e União Europeia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para obter mais informação e inscrever-se nas actividades destes festivais, que pretendem o restabelecimento dos mercados em rede nos antigos portos fluviais e promover a identidade da região, basta aceder ao site da TAGUS (www.tagus-ri.pt) ou ao sítio na Internet do município de Vila Nova da Barquinha. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design