Home »
14 OCT 2013
Sofalca e Arquitecto Miguel Arruda apresentam nova solução de isolamento com cortiça
Por Jornal Abarca

A Sofalca, em parceria com o Arquitecto Miguel Arruda, lançou, a 10 de Outubro, uma nova solução de isolamento com cortiça. O CorkWave representa uma inovação do ponto de vista estético e permite o isolamento térmico e acústico de paredes interiores.

Na procura de novas soluções e aplicações, a Sofalca contactou o Arquitecto Miguel Arruda para a possibilidade de uma parceria. O arquitecto - que já desenvolveu projectos em cortiça - encontrou no aglomerado negro de cortiça expandida produzido pela Sofalca as características necessárias para o desenvolvimento de um novo conceito: o CorkWave. Trata-se de um novo método de transformação do aglomerado da Sofalca que visa incrementar o isolamento acústico de um espaço, conferindo-lhe um efeito estético apelativo.

O CorkWave é produzido através de um novo método de transformação das peças de aglomerado negro de cortiça expandida, por meio de um corte ondulado. O resultado final são peças de face ondulada, caracterizadas pelo seu fácil manuseamento e aplicação. O novo formato ondulado das peças permite um melhor isolamento acústico de qualquer espaço.

“As formas onduladas estão no meu ideário estético e plástico. Por outro lado as linhas curvas, quase que antropomórficas, são melhores para a própria cortiça e conferem-lhe um melhor coeficiente de isolamento. O CorkWave é um produto com racionalidade produtiva, equilibrado e competitivo”, refere Miguel Arruda.

Esta ideia surgiu como complemento à arquitectura, aliando as propriedades de isolamento da cortiça ao seu efeito estético. O arquitecto afirma que o carácter ecológico da cortiça e o novo visual ondulado do CorkWave permitem uma maior alavancagem e competitividade para a marca.

Paulo Estrada, um dos proprietários da Sofalca, refere ainda que “a experiência do Arquitecto Miguel Arruda veio trazer uma mais-valia para a empresa e para o próprio produto. As vantagens do CorkWave são o seu corte ajustável (as curvaturas podem ser maiores ou mais pequenas consoante as dimensões do espaço onde o produto vai ser aplicado) os menores custos de mão-de-obra e de aplicação, o seu desenho completamente inovador no mercado e ainda a classificação A+ em ar interior atribuída ao material Sofalca, o que garante a qualidade olfactiva do produto em espaços fechados”.

A primeira aplicação do CorkWave aconteceu no dia 07 de Outubro, curiosamente o Dia Mundial da Arquitectura. A aplicação aconteceu numa sala de reuniões da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e o resultado final superou todas as expectativas (tanto a nível estético como de melhoria da acústica do local).

Sobre a Sofalca

A Sofalca é uma empresa portuguesa, que pertence ao Grupo Estrada SGPS. Foi fundada em 1966 e encontra-se sediada em Abrantes, produzindo Aglomerado Negro de Cortiça Expandida (ICB). A maior parte da produção da Sofalca destina-se, aos mercados estrangeiros, em especial da Europa (França, Espanha, Áustria, Itália e Reino Unido) e Japão, onde as vantagens do aglomerado de cortiça como forma de isolamento com cariz fortemente ecológico são amplamente apreciadas. A comercialização é feita através da Isocor-Aglomerados de Cortiça, ACE.

Sobre a Cortiça 

A cortiça é uma matéria-prima retirada do sobreiro, que é extraída a cada nove anos sem danificar a árvore. É um material 100% natural, biodegradável e reno¬vável, conhecido pelas suas extraordinárias propriedades (é leve, impermeável, isolante e extremamente resistente). Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, possuindo cerca de 55% da quota de mercado. 

A cortiça é utilizada na construção por ser um material com excelentes capacidades de isolamento térmico, acústico e vibrático. A Sofalca produz e comercializa Aglomerado Negro de Cortiça Expandida (ICB), que é um produto 100% natural, composto unicamente por grãos de cortiça, que foram atravessados por vapor a 400ºC, o que provocou a sua expansão, agregação com a própria resina e conferiu-lhe a cor negra. Na construção o ICB pode também ser utilizado em revestimento final, interior e exterior, para além das aplicações tradicionais.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design