Home »
24 MAI 2013
NERSANT convoca Conselho Geral para debater estratégia de desenvolvimento para a região
Por Jornal Abarca

Com o objetivo de elaborar uma estratégia de desenvolvimento para a Lezíria do Tejo para o período 2014-2020, a NERSANT reuniu no dia 22 de maio, o seu Conselho Geral, órgão presidido por Álvaro Pinto Correia. Mais de 30 empresários e responsáveis das maiores empresas da região estiveram presentes nesta reunião que decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (em Santarém) entidade com quem a NERSANT está a trabalhar em parceria nesta matéria.

Questionados sobre quais as prioridades estratégicas para o desenvolvimento económico e empresarial da região, foram muitas as propostas e críticas elencadas pelos presentes, entre elas: acabar com a morosidade da justiça, reduzir a burocracia, simplificar processos de licenciamentos industriais e ambientais; reduzir custos energéticos e dos transportes; mais apoios à exportação e à inovação; maior rapidez e simplificação dos concursos do QREN e celeridade nos pagamentos às empresas; redução da carga fiscal e melhorias no sistema de financiamento bancário.

Para colmatar a reduzida dimensão das empresas regionais, um dos fatores que limitam a sua competitividade e capacidade negocial, foi mencionada a necessidade de cooperação entre empresas e a organização destas em Clusters ou Agrupamentos Complementares de empresas. Só ganhando escala e massa crítica é que as empresas da região se tornarão mais competitivas a nível internacional, direcionando assim o seu esforço e investimento para a exportação e conquista de novos mercados.

Para isso, consideram os empresários, é preciso “mudar mentalidades, e apostar num trabalho conjunto”. Esta é também a visão da NERSANT que tem vindo a incentivar o trabalho em rede e a cooperação entre empresas. Recorde-se que a associação empresarial é um dos promotores do Agrocluster do Ribatejo, tendo também formalizado em 2012 a constituição de um ACE no setor da construção, metalomecânica, e imobiliário.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design