Home »
28 MAI 2013
NERSANT dinamizou sessão de apoio ao empreendedor no Cartaxo
Por Jornal Abarca

Decorreu no passado dia 24 de maio no Auditório da Quinta das Pratas, no Cartaxo, uma sessão de esclarecimentos levada a efeito pela NERSANT, sobre os diversos projetos de apoio ao empreendedorismo disponíveis atualmente. Para além de apresentar o seu programa de apoio à criação de empresas no Ribatejo, a associação empresarial da região de Santarém deu ainda a conhecer diversas formas de financiamento e incentivos ao empreendedorismo, bem como os apoios à contratação de pessoal previstos na lei.

“Mais do que empresas, a região necessita de empresas de qualidade”, referiu António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, acrescentando que esta associação empresarial de tudo tem feito para dinamizar a criação de empresas na região, bem como para melhorar o nível de qualificação dos novos empreendedores e empresários. Aliás, acrescentou, “esta sessão é uma prova disso, uma vez que vão ser dados a conhecer diversos instrumentos que podem ser interessantes quer para empreendedores, quer para empresas já criadas”. 

Na sessão foram explicadas as formas de financiamento e incentivo disponíveis atualmente, nomeadamente o projeto PAECPE, dinamizado pelo IEFP, que apoia a criação do próprio emprego através de três modalidades distintas, e que passam pelo pagamento, por uma só vez, do montante global das prestações de desemprego; pelo acesso ao Microcrédito ou a Crédito com garantia e bonificação da taxa de juro (MicroInvest e Invest+); ou pelo apoio técnico, por entidade acreditada, à criação e consolidação dos projetos. 

Relativamente a incentivos comunitários, foi dado a conhecer o PRODER, que tem como objetivo apoiar a criação ou desenvolvimento de microempresas em zonas consideradas rurais, com vista à densificação do tecido económico e à criação de emprego.

CoopJovem, programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo; Passaporte para o Empreendedorismo, que confere a atribuição de bolsa mensal para desenvolver uma ideia de negócio, inovadora e com potencial de crescimento; Programa Nacional de Microcrédito; e Vale Empreendedorismo, foram ainda outros incentivos apresentados na sessão. Para implementar todos estes apoios, a NERSANT desenhou várias ferramentas de apoio ao empreendedor, sendo uma delas a criação do Sítio do Empreendedor, incubadora de ideias de negócio online, onde os empreendedores podem testar a viabilidade do seu projeto empresarial; e o ApoiarMicro – Apoio à Criação de Microempresas, que disponibiliza apoio técnico gratuito para a criação de empresas na região do Ribatejo. No âmbito deste último programa de apoio, a NERSANT presta apoio técnico gratuito às empresas criadas no PAECPE, faz parte da rede de Entidades Prestadoras de Apoio Local do Programa Nacional de Microcrédito, dando, por isso, apoio à elaboração e análise dos Dossiers de Negócio, e presta ainda apoio técnico para a elaboração de projetos empresariais do Passaporte para o Empreendedorismo e do CoopJovem. 

Paralelamente, a NERSANT tem ao dispor de todos os empreendedores, a Formação Inicial para Empreendedores, ação integrada que conjuga diversos módulos de formação essenciais à gestão de qualquer negócio.

No final da sessão, a plateia pôde solicitar à NERSANT esclarecimentos sobre os diversos projetos apresentados, tendo a associação informado os presentes que se encontra à disposição para o agendamento de reuniões individuais com cada empreendedor.

Os interessados em obter esclarecimentos sobre os projetos apresentados nesta sessão, ou em beneficiar do apoio técnico da NERSANT para apoiar a criação do seu negócio, deve contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design