Home »
05 AGO 2013
IBM, Câmara de Tomar e IPT assinam protocolo para criação de novo centro de inovação tecnológica
Por Jornal Abarca

A SoftINSA, empresa do Grupo IBM, a Câmara Municipal de Tomar (CMT) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) assinaram dia 30 de julho, um protocolo de cooperação para a criação de um Centro de Inovação e Tecnologia na cidade. Trata-se de uma parceria tecnológica que visa o desenvolvimento das tecnologias de informação na região. Com a sua implementação na plenitude poderão ser criados até 200 postos de trabalho.

Prevê-se que o novo centro, gerido pela SoftINSA e parte integrante de uma rede de centros de prestação de serviços de tecnologia do Grupo IBM à escala mundial, seja inaugurado ainda este ano. Integrado no IPT tem como objetivo potenciar sinergias entre o mundo académico e o meio empresarial.

A sessão de assinatura do protocolo aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar, onde marcaram presença importantes personalidades da região, entre os quais o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, que se congratulou com esta iniciativa. “O arranque deste Centro de Inovação e Tecnologia tem grande importância para o concelho de Tomar e para a região. A criação de postos de trabalho na conjuntura que atravessamos é de louvar, pelo que a NERSANT, no âmbito das suas competências, está disponível para colaborar com as entidades envolvidas por este protocolo. O desenvolvimento regional é a nossa prioridade”, referiu o dirigente da Associação Empresarial da Região de Santarém.

O Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, sublinhou na sessão que “pretendemos exportar competências a partir da cidade de Tomar para outros países e, uma vez mais, ajudar a colocar Portugal no mapa como um centro de excelência de nearshore. Acredito que é imperativo para Portugal. A necessidade de exportar, de gerar emprego, de criar condições para o crescimento da nossa economia. Este centro é também, por isso, mais um excelente exemplo da aposta e do investimento da IBM em Portugal”.

“Hoje, é um dia de viragem”, frisou Carlos Carrão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar. “O investimento que a multinacional IBM, uma das empresas mais conceituadas do mundo, se propõe fazer em Tomar, vai mudar a face do concelho. A instalação de uma empresa com estas características vai provocar investimentos complementares, criando por arrasto postos de trabalho adicionais. Foi determinante a parceria com o IPT bem como a nossa centralidade. Este investimento vai projetar o nome de Tomar a nível nacional e internacional, potenciando, em conjunto com essa centralidade, o aparecimento de novos investidores”.

“Saúdo a determinação da IBM em avançar com o projeto de criação de um novo Centro de Inovação e Tecnologia em Portugal, e o reconhecimento ao Instituto Politécnico de Tomar como seu parceiro na sua implementação. Este projeto vem reforçar o papel que o Instituto Politécnico de Tomar desempenha no concelho, na região e no ensino superior em Portugal. Abrem-se novas oportunidades para a criação de emprego e para o crescimento da região e do País. Em particular para os diplomados nas áreas de engenharias e de gestão do IPT que serão alvo de preferência, por parte deste novo Centro de Inovação e Tecnologia, no recrutamento e seleção para o emprego”, referiu Eugénio Pina de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design