Home »
16 OCT 2013
Mercado de doces tradicionais e workshop de doçaria em forno de lenha são já este fim-de-semana
Por Jornal Abarca

A 12ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional vai realizar-se entre os dias 25 e 27 de Outubro, no edifício dos Claras (antiga Rodoviária de Abrantes). Mas no final desta semana já começa o programa complementar ao certame com uma corrida e caminha, no dia 17, um mercado de doces tradicionais, no dia 19, e um workshop de doçaria tradicional em forno de lenha, no dia 20. 

O arranque para o evento mais doce de Abrantes dá-se com uma corrida e caminhada no dia 17 de Outubro, às 21h, no Centro Histórico. A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e o Município de Abrantes associaram-se ao grupo da rede social facebook ABT Night Runners, que tem juntado centenas de pessoas a percorrer as ruas de Abrantes nas quintas-feiras à noite. A concentração para estes sete quilómetros será feita em frente à Biblioteca Municipal António Botto, antigo Convento de S. Domingos. 

Durante a manhã e início da tarde de sábado, dia 20, filhoses, ferraduras, broas, bolos de noivos, cavacas, pão-de-ló, sonhos, bolos cozidos à porta do forno, licores, mel, marmeladas, compotas e doces vão estar à venda na Praça Barão da Batalha. O Grupo Etnográfico "Os Esparteiros" de Mouriscas, a ACLAMA - Associação Cultural “Os Amigos de Martinchel”, o Grupo Folclórico e Etnográfico da freguesia de Alvega e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos são as colectividades que irão trazer estas iguarias. 

Na 3ª edição deste mercado haverá, também, confecção de doçaria ao vivo por Bruno Martins e Filipe Janeiro, alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que trazem três sugestões de sobremesas de fácil confecção. 

Em caso de condições climatéricas adversas, a iniciativa de dia 19 será transferida para o Mercado Criativo, antigo Mercado Municipal de Abrantes.

Na manhã de domingo, a doceira Jacinta Sousa vai colocar os inscritos com as mãos na massa, num workshop que pretende ensinar a fazer e a cozer bolos tradicionais em forno de lenha. Para esta formação pretende-se reunir um pequeno grupo de 15 pessoas, com a concentração marcada para as 9h, junto ao Campo de Futebol do Pego. Se pretende integra-lo deve enviar um email para tagus@tagus-ri.pt ou telefonar para o 241 372 180 para facultar os seus contactos, o workshop é gratuito só tem de trazer o seu avental. 

E porque a Feira da Doçaria Tradicional é um certame especial para os mais pequenos, 18 escolas do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho estão a receber desde dia 14 de Outubro a Hora do Conto. Um teatrinho de marionetas da História da Palha de Abrantes e um atelier está a deliciar cerca de 2 mil alunos, que no final são desafiados a fazer um postal do Palhinhas. O espectáculo da Academia Palma na Mão será repetido na tarde de dia 26 de Outubro, seguido pelo palhaço de Sonhos Flutuantes.

Doçaria, mel, compotas e licores de vários pontos do país são esperados para os dias 25, 26 e 27 de Outubro, na antiga Rodoviária de Abrantes, a que se associa a animação musical com o 2.º Encontro de Música Popular Portuguesa, uma parceira da organização e do Orfeão de Abrantes. Haverá, também, uma actuação do Grupo de Danças Rítmicas de Concavada na tarde de domingo. 

Workshops de iniciação ao cake design e à prova de mel irão decorrer no sábado e no domingo respectivamente, de inscrição obrigatória. Para quem conhece as técnicas de moldar pasta de açúcar a decorar bolos, a organização desafia a realizar um bolo com motivos alusivos à doçaria e à cidade de Abrantes para ficar em exposição durante a feira.

Com muita procura está o Encontro de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, que já soma perto de 30 inscritos, vindos de vários pontos do país, há participantes tanto de Faro e também de Vila Nova de Gaia. Esta actividade começa na manhã de dia 27 de Outubro e irá prolongar-se por todo o dia.

Cerca de 20 quilómetros é o desafio da 2ª edição do passeio em BTT “Na Rota da Palha de Abrantes”, também na manhã de domingo. Resultado de uma parceria com os Branquinhos do Pedal, o trilho em duas rodas é diferente do ano passado, mas irá assinalar os locais históricos da doçaria abrantina. 

Os interessados nas actividades programadas para este evento, apoiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR), poderão encontrar mais informação em www.tagus-ri.pt. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design