Home »
03 JUN 2013
Ofícios de Vila Nova da Barquinha
Por Jornal Abarca

Ofícios de Vila Nova da Barquinha, estará patente no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, de 10 junho a 20 setembro. A mostra contempla pintura de Domingos Simões e fotografia de Pérsio Basso .

Este trabalho pretende valorizar o homem e o seu trabalho, fruto da influência do meio envolvente. O rio. Os barcos. Os homens que buscam no Tejo parte do seu sustento. A arte que brota da força das mãos.

Calafates, oleiros e fogueteiros estão entre os ofícios tradicionais deste concelho ribeirinho, que vão escasseando, à medida que chega o progresso...

Esta mostra é uma reflexão sobre o espaço e o tempo que vivemos. É um documento da realidade. Uma memória para o futuro. Uma abordagem pictórica e fotojornalística aos ofícios em vias de extinção no concelho de Vila Nova da Barquinha, no início do século XXI.

 

Domingos Simões

Nasce em 1957 no concelho de Vila Nova da Barquinha. Frequentou a escola primária desta vila, onde descobriu o talento e o gosto pela arte do desenho. Depois de terminar o ensino secundário no Entroncamento, cumpriu o serviço militar na Força Aérea. Mais tarde tornou-se funcionário do Município que o viu nascer.

Frequenta desde a sua criação o Atelier de Desenho e Pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, ministrado há mais de uma década pelo pintor Carlos Vicente. A aplicação dos conhecimentos adquiridos, aliados ao seu gosto pela arte transporta-o para uma dimensão pictórica muito própria na experimentação das cores e diversificadas técnicas que resultam em trabalhos emotivos e personificados.

As paisagens ribeirinhas, o rio Tejo, os barcos que desciam e subiam o rio e a vivência das pessoas nos seus usos e costumes, são temas que o seduzem e que mostra em diversos trabalhos desta exposição.

 

Pérsio Basso

Nasceu em Moita do Norte, concelho de Vila Nova da Barquinha, em 1976. Formou-se em Jornalismo e Comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, em 1999. Mais tarde desenvolve estudos em Fotojornalismo, através do Observatório da Imprensa (2004), tendo como mestre Luiz Carvalho, e também em Design Editorial, no Instituto Politécnico de Tomar (2012).

É profissional da comunicação desde 1997, exercendo funções nas áreas do jornalismo, assessoria de imprensa e design de comunicação. Trabalhou como jornalista no diário "Público" (1997 e 1999) e no extinto semanário "O Independente" (1998). Actualmente exerce funções no Município de Vila Nova da Barquinha, onde é responsável pelo Gabinete de Informação e Relações Públicas, desde 1999.

Expôs trabalhos de fotografia, a nível individual, por duas vezes, na sua terra natal (2007 e 2008). Participou em várias exposições colectivas de fotografia (Santarém, Sardoal, Entroncamento, Chamusca e Vila Nova da Barquinha), e de design editorial (Tomar).

Conquistou alguns prémios, com destaque para os concursos de fotografia promovidos pelo Jornal Expresso - “Luz” (Dez. 2009) e “Instantes por cá” (Jun. 2011), em que foi um dos vencedores.

Os seus trabalhos podem ser vistos em algumas colecções particulares e unidades turísticas da região.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design