Home »
14 JUN 2013
Importadores estrangeiros visitam o Ribatejo em busca de negócios
Por Jornal Abarca

O Ribatejo vai receber, nos meses de junho, julho, setembro e outubro, a visita de importadores estrangeiros vindos de todo o mudo em busca de negócio e produtos da fileira agroalimentar. A iniciativa é uma organização do Agrocluster Ribatejo.

A receção de importadores na região do Ribatejo é o seguimento de uma estratégia iniciada pelo Agrocluster Ribatejo em junho de 2012 com a visita de dois importadores alemães (SPEUSER KG e BOM DIA – Agentur für Direkt-Importe). Fruto dessa iniciativa, até final de 2012 já haviam sido exportados mais de 700 mil euros em produtos. 

A iniciativa do Agrocluster Ribatejo tem como objetivos a promoção de negócio para as empresas associadas e a exportação de produtos portugueses agroalimentares para o estrangeiro. No total, nos meses de junho, julho, setembro e outubro vão ser recebidos na região do Ribatejo 16 importadores estrangeiros, vindos de todo o mundo. 

Em junho, virão dois importadores dos Estados Unidos da América. Em julho virão dois importadores dos Estados Unidos, um dos Emirados Árabes Unidos/Kuwait/Bahrein, dois da África do Sul, um da Bélgica e um dos Países Nórdicos (Dinamarca/Suécia). Em setembro e outubro vão chegar um importador de Macau, um da Colômbia, um do Uruguai e Paraguai, um do Brasil, Equador e Venezuela, um dos EUA, Brasil e China, um da Alemanha e um do Japão. 

Os produtos mais procurados pelos importadores são: Azeite, Doces/Geleias, Carne, Enchidos, Conservas, Vegetais congelados, Queijos, Vinho, Condimentos/Molhos, Arroz, Sumos, Vinagre, Água, Azeitonas, Tremoços, Especiarias, Cereais/Farinhas, Bolachas, Frutos Secos, Café/Chá. 

Ainda no âmbito do programa de internacionalização promovido pelo Agrocluster Ribatejo, para setembro e outubro estão a ser organizadas duas missões internacionais de negócio, aos Emirados Árabes Unidos (Dubai) e aos Países Nórdicos (Dinamarca/Suécia). 

 

Sobre o Agrocluster Ribatejo 

O Agrocluster Ribatejo foi criado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e constituído em 2009. Conta com 93 associados, que representam um volume de faturação superior a 1.800M€, cerca de 9 mil postos de trabalho e mais de 40% das exportações da região. 

É responsável por 60% da Superfície Agrícola utilizada a nível nacional e reconhecido pelo Governo Português como Estratégia de Eficiência Coletiva. Foi galardoado pela “European Cluster Managers’ Club”, projeto criado pela Comissão Europeia para a promoção da gestão de excelência nos clusters, com o selo de bronze, mediante uma avaliação de benchmarking efetuada a vários clusters europeus. 

Tem como objetivo promover a colaboração e cooperação entre as empresas, encorajando a competitividade e contribuindo para o desenvolvimento de um dos setores mais importantes da região do Ribatejo, que tem condições naturais únicas e um forte potencial de crescimento e inovação. 

As principais linhas de ação do Agrocluster Ribatejo são as seguintes: 

- Apoio à internacionalização das empresas do setor agroindustrial (Visita de importadores estrangeiros à Região do Ribatejo, organização de missões internacionais de negócio a mercados chave, participação em feiras internacionais de referência). 

- Fomento da inovação e do desenvolvimento de novos produtos e processos (mais de 80 processos de inovação e qualificação desenvolvidos pelas empresas associadas nos últimos dois anos com um investimento de 120 milhões de euros). 

- Promoção da realização de negócios (identificação de mais de 80 oportunidades de negócio entre empresas associadas). 

- Presença ativa em redes internacionais (realização, em 2012, em Santarém, da 2.ª edição do Plant Intercluster Meeting (PIC), do qual o Agrocluster é fundador, e que reuniu em Portugal mais de 45 entidades participantes de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Canadá, Brasil e Polónia. No âmbito desta iniciativa, o Agrocluster celebrou um protocolo com o PIC, rede francesa que integra cinco clusters, para a internacionalização das duas organizações e das empresas associadas e para a partilha de experiências e conhecimento).
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design