A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, presidiu no dia 6 de abril à apresentação pública do projecto “Abrantes Cidade Inteligente”, na futura Loja do Cidadão, na Rua Nossa Senhora da Conceição.
O projecto segue a tendência das “Smart Cities” (cidades sustentáveis), centradas nos cidadãos, e reside na implantação de uma solução tecnológica inovadora que visa a criação de uma economia de partilha e de escala, procurando a “sustentabilidade associada a uma política de transparência”, através de um modelo que resulta de uma parceria com as empresas IBM e COMPTA e a Softinsa. O investimento é de um milhão de euros.
A presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, apresentou o projecto e informou que a implantação desta plataforma tecnológica ocorre desde o último trimestre de 2015 e está a ser realizada em duas perspetivas:
Em primeiro lugar, a adaptação da estrutura interna do município apostando em ferramentas que apoiem o modelo de governança. A finalidade é a antecipação de problemas críticos, a monotorização dos equipamentos em tempo real e que a médio e a longo prazo se alcancem ganhos de eficiência e poupanças, nomeadamente nas áreas de Gestão de energia; Gestão de resíduos; Gestão de frota; Gestão de consumos de água em espaços verdes; Transportes e mobilidade; Desenvolvimento de uma rede local de produtores; Comércio justo; Vídeo vigilância e monotorização centralizada e protecção civil. Neste momento decorrem várias experiências piloto, entre outras, na gestão energética e de consumos de água nas piscinas municipais, complexo desportivo, iluminação pública no centro histórico; Gestão de rega com instalação de três controladores nas áreas verdes do Parque de São Lourenço e nas imediações da cidade desportiva;
Pretende-se também aproximar os cidadãos dos serviços através do reforço dos serviços online e na disponibilização de ferramentas que possibilitem ao cidadão “participar activamente na tomada de decisões, como por exemplo no orçamento participativo”. Permite também a possibilidade de recurso à utilização da aplicação móvel “Sou Cidadão”, uma solução tecnológica que recorre a ferramentas avançadas como a georreferenciação que permite uma gestão mais eficaz da edilidade e da sua relação com os cidadãos. O cidadão fica com acesso a contactos, eventos, notícias e pode comunicar ocorrências (necessidades de limpeza de ruas, de melhoramentos do pavimento, etc). Em qualquer lugar pode obter informações ou lançar alertas, acompanhando o estado da ocorrência. Para o efeito, basta instalar a aplicação para smartphone ou aceder em https://abrantes360.cm-abrantes.pt/Abrantes360