Home »
04 ABR 2014
Constância e Sardoal levam as suas tradições pascais à Capital
Por Jornal Abarca

Constância e Sardoal vão estar no dia 10 de Abril, no Largo do Intendente, em Lisboa, com intuito de mostrar as particularidades das Festas da Boa Viagem (Constância) e as singularidades da Semana Santa em Sardoal. 

Nessa quinta-feira, os lisboetas poderão assistir, entre 10h30 e as18h00, a um conjunto de actividades que irão recriar os ambientes que se vivem por essas ocasiões nas duas vilas do centro do País. 

A iniciativa é da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com os municípios e irá consistir na criação ao vivo de um tapete de pétalas de flores frescas. Esta manifestação de arte popular terá cerca de três metros por dois e pretende representar a tradição dos sardoalenses adornarem os chãos das suas oito capelas. 

Em simultâneo, os técnicos de Constância irão ensinar aos presentes a fazer flores de papel, como as que revestem as ruas todos os anos durante as Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Além da oficina de flores, para os mais pequenos haverá, também, um teatrinho de marionetas com a dramatização da banda desenhada “Mestre Gil e o Mistério do Sardoal”, conto criado para narrar a história, usos e costumes da vila. 

Uma artesã de Constância irá mostrar e explicar como são feitas as bonecas de Perna de Cana, símbolo da época em que os rios eram as principais vias de comunicação.

Como nem todas as iniciativas são possíveis de demostrar fora dos seus locais de origem, a ilustrar as tradições pascais do Ribatejo Interior serão ainda projectadas imagens das celebrações. 

Em destaque estarão a procissão dos fogaréus em Sardoal, que tem a particularidade de ser um cortejo nocturno, iluminado apenas por archotes e velas. 

Já de Constância, será possível reproduzir a bênção dos barcos, caracterizada pelo passeio de barcos pitorescos engalanados entre o Tejo e o Zêzere, manifestando a devoção à protectora daqueles que nos rios desenvolviam a sua actividade económica. 

Para dar um pouco mais de sabor a este dia haverá, ainda, uma degustação do que de melhor se produz em Abrantes, Constância e Sardoal, que incluirá azeites, vinhos, enchidos, marmeladas, doces, mel e compotas. 

Esta iniciativa, cujo objectivo é promover as tradições seculares do Ribatejo Interior junto do público da capital, chamando a atenção para as suas características únicas, está inserida na “Loja do Intendente – produtos & territórios”, que resulta da parceria entre seis associações de Desenvolvimento Local. No Largo do Intendente está prevista a abertura de uma cafeteria, uma zona de exposições e uma loja agroalimentar, representantes dos territórios do interior, de Bragança a Sousel. O projecto comtempla, ainda, um programa de animação, do qual esta acção é a primeira de um conjunto a acontecer nos próximos meses nesta zona da capital recém reabilitada.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design