Home »
05 NOV 2013
Tecnopolo do Vale do Tejo soma pontos na promoção da inovação e tecnologia
Por Jornal Abarca

Alunos a desenvolverem teses de mestrado e de doutoramento no Tecnopolo do Vale do Tejo, investigadores brasileiros integrados em projectos do LINE.IPT, partilha de experiências no âmbito da transferência de tecnologia, gestão e estratégia de parques, acolher inovadoras soluções nas suas instalações, intercâmbio de empresas, promoção e incentivo ao empreendedorismo são alguns dos assuntos que têm afirmado o Parque de Ciência e Tecnologia TAGUSVALLEY, não só a nível nacional como também internacional. 

Investigadores brasileiros irão integrar projectos do LINE.IPT, instalado no TAGUSVALLEY

Na passada semana, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) assinou um protocolo de cooperação com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), do Brasil, para o intercâmbio de investigadores, partilha de boas práticas e metodologias na transferência de tecnologia e ligação da I&D (Investigação e Desenvolvimento) com as empresas. Prevê-se que em 2014, alunos de mestrado e doutoramento de Minas Gerais integrem projectos de transferência de tecnologia do LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial para as empresas do Médio Tejo.

Uma comitiva do CEFET – MG esteve na região na passada semana. Assinar um protocolo de cooperação, conhecer os projectos de investigação aplicada ao contexto empresarial e trocar experiências com LINE.IPT, da OTIC.IPT - Oficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento, eram os objectivos da visita. O grupo brasileiro ficou também a conhecer o TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, com quem se propõe estabelecer laços de cooperação em matérias de gestão e estratégia de parques de ciência, tecnologia e desenvolvimento territorial. 

O protocolo entre o CEFET-MG e o IPT serve para estabelecer pontos comuns entre as instituições para o intercâmbio de investigadores, partilha de boas práticas e metodologias de trabalho. Os primeiros alunos de mestrado e doutoramento chegarão em 2014 e integrarão projectos nas áreas de transferência tecnológica, como a automação, robótica, mecânica, matemática, informática, química e ambiente. 

Incubadora INOV.POINT é pioneira a receber a nova solução de isolamento acústico em cortiça da Sofalca 

Uma das três salas de reunião da incubadora INOV.POINT, do TAGUSVALLEY, teve o privilégio de receber a primeira aplicação da nova solução de isolamento com cortiça da Sofalca, em parceria com o arquitecto Miguel Arruda. 

Local em Abrantes que promove a inovação, o INOV.POINT passou a beneficiar de uma sala mais acolhedora através da atenuação do ruído obtida pelo emprego do CorkWave. Este é produzido através de um novo método de transformação das peças de aglomerado negro de cortiça expandida, por meio de um corte ondulado. O resultado final são peças de fácil manuseamento e aplicação, que conjugam o uso de um material ecológico, como a cortiça, ao efeito estético. 

Promoção da inovação empresarial e incentivo ao empreendedorismo 

No âmbito da inovação nas empresas foi desenvolvido um levantamento de oportunidades junto de cerca de 50 empresas do Vale do Tejo, 20 delas do sector alimentar, com o objectivo de conhecer as suas necessidades. O que se tem traduzido na solicitação por parte das empresas de vales de inovação e projectos em entidades instaladas no Parque. 

Já o INOVA-TE, um serviço que visa apoiar o desenvolvimento da ideia de negócio nas áreas estratégicas do Tecnopolo e de também ajudar as empresas a aumentarem a sua competitividade, em pouco mais de seis meses recebeu cerca de meia centena de potenciais empreendedores. Destas reuniões de apoio técnico, às quartas-feiras das 9h às 20h, surgiram duas novas empresas na região. 

Softlanding de empresas

O TAGUSVALLEY assinou, no passado dia 14 de Outubro, um protocolo de cooperação com 27 ambientes de inovação distribuídos por 11 países, no Brasil, para promover a internacionalização de empresas inovadoras vinculadas a parques tecnológicos e incubadoras de empresas, que irá permitir o intercâmbio de iniciativas empresariais pelos parceiros.

Integrado na comitiva portuguesa da TECPARQUES – Associação Portuguesa de Parques de Tecnologia, o Tecnopolo do Vale do Tejo participou no 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas da Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, em Recife (Brasil) e na 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP - Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação. Neste último foi convidado a fazer uma apresentação, no dia 16 de Outubro, em que apresentou a metodologia EMPRE, como um bom contributo dos parques tecnológicos para estimular o empreendedorismo nas camadas mais jovens. Da intervenção resultou um convite para a participação no 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, organizado sob a égide do Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas (ONU) no passado dia 30 de Outubro, em Foz do Iguaçú (Brasil), no painel "Parques Tecnológicos e Científicos como promotores do desenvolvimento económico local". 

 

Nota:

O TAGUSVALLEY - Tecnopolo do Vale do Tejo é um Parque de Ciência e Tecnologia, localizado nas antigas instalações União Fabril do Azoto da CUF, em Alferrarede, no concelho de Abrantes, desde 7 de Novembro de 2003. Este parque resultou da aposta da Câmara Municipal de Abrantes (em 2000) em estimular o empreendedorismo e a competitividade na Região, tendo por base a Inovação e a Tecnologia. Para gerir o Parque de Ciência e Tecnologia do Vale do Tejo foi criada uma associação sem fins lucrativos, 7 de Dezembro de 2004, com a missão de dinamizar o empreendedorismo e a inovação na região do Médio Tejo. A associação gestora do TAGUSVALLEY tem por missão e objectivos:
Prestação de serviços de inovação e desenvolvimento tecnológico; Integração em redes de ciência, tecnologia e inovação; Dinamização de relações entre entidades e empresas na área do conhecimento; Desenvolvimento de estudos e consultoria no domínio da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Promoção de actividades de investigação e formação com interesse empresarial; Captação e mobilização de empresas para a sua localização no Tecnopolo; Promoção da disseminação de informação especializada ao nível nacional e estrangeiro; Valorização pela partilha de informação, conhecimento e boas práticas existentes; Dinamização de Processos de Inovação no âmbito da criação de um ambiente propício à melhoria da competitividade das empresas e à promoção do empreendedorismo; Cooperação em processos de melhoria da qualificação da população activa.  

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design