Home »
05 NOV 2013
Jovem argumentista de Abrantes estreia no DocLisboa
Por Jorge Santiago

 

Documentário “Almas Censuradas” recebeu elogios da crítica e público presentes no S. Jorge

 

Margarida Cartaxo, 21 anos, aluna da Escola Superior de Teatro e Cinema, debutou no DocLisboa, no Cinema S. Jorge, em Lisboa no dia 31 de outubro.

Esta jovem abrantina foi a argumentista de “Almas Censuradas”, documentário realizado por Bruno Ganhão, onde Margarida foi ainda a responsável pela Montagem e Edição de imagem.

“Almas Censuradas” procura possíveis resposta ao contexto socio-político actual, investigando factos e imagens do passado, manipulando imagens de arquivo. Como base foram usadas imagens televisivas da intervenção de Marcelo Caetano, na última “Conversa em Família”, a seguir ao levantamento militar das Caldas da Rainha de dezasseis de março de 1974.

Ao som da música “Queixas das Jovens Almas Censuradas”, de José Mário Branco, foram desfilando imagens do antigo regime, do 25 de Abril, do processo revolucionário, até ao presente, onde a demagogia e o populismo dos políticos foi uma constante…

No final, após prolongada ovação dos muitos presentes, alguns vindos de Abrantes, a equipa responsável pelo documentário debateu com os cinéfilos a abordagem ao mesmo tendo recebido rasgados elogios.

“Vou continuar os estudos, colaborando, em simultâneo com vários projectos, alguns já em fase de concretização. Vou tentar levar “Almas Censuradas” a Abrantes, talvez no âmbito do “Espalhafitas””, disse-nos Margarida Cartaxo.

 

“ALMAS CENSURADAS”
“Censored Souls”

Realização: Bruno Ganhão
Argumento: Margarida Cartaxo
Fotografia: Marta Reis Andrade
Montagem: Margarida Cartaxo
Música: José Mário Branco
Produção: Escola Superior de Teatro e Cinema-Lisboa

"Almas Censuradas" retrata de forma crua e violenta o conflito marcante de um passado recente da vida politica em Portugal, procurando encontrar reflexos no contexto socio-político actual. Uma visão abrupta contemporânea que se recusa a visionar a independência politica como conquistada.
Sinopse de António Cartaxo
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design