Home »
07 FEV 2014
NERSANT quer promover transferência de tecnologia entre empresas e Centros de Saber
Por Jornal Abarca

Teve lugar no dia 5 de Fevereiro a primeira sessão de trabalho de uma iniciativa de networking empresarial que está a ser promovida pela NERSANT. O objetivo é incentivar a uma maior colaboração entre empresas, Centros Tecnológicos e de investigação e instituições de ensino superior, através da realização de projetos colaborativos que visem a transferência de saber e tecnologia, ajudando assim as empresas da região a inovarem os seus produtos e processos de produção.

Nesta sessão de esclarecimento, que decorreu no auditório da NERSANT, em Torres Novas, e que contou com a presença da Presidente da Direção, Maria Salomé Rafael, os empresários ouviram atentamente a intervenção do Professor Manuel Laranja, especialista na área da inovação, e que desempenha ainda as funções de professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e Assessor do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico. Para este especialista, que começou por mostrar como esta questão é trabalhada noutros países, existem vários modelos de colaboração possíveis entre as empresas e os Centros de Saber, devendo as empresas efetuar o seu próprio diagnóstico de forma a decidirem quais serão as suas necessidades e qual o modo de colaboração mais apropriado. Destacou ainda a importância do papel das Associações empresariais na mediação de um processo de networking que deve envolver sempre um "contato pessoal".

Antes do debate aberto às questões do público, foi apresentado um Caso de Sucesso de Inovação Colaborativa na Região. Carlos Lopes de Sousa, responsável pela empresa STI, localizada em Abrantes, explicou como se desenvolve na sua empresa o processo de inovação e investigação. Na sequência desta primeira sessão de trabalho, a NERSANT irá agora proceder ao levantamento das necessidades das empresas, visando identificar oportunidades para a geração de projetos colaborativos de inovação de forma a responder às necessidades das mesmas. Serão posteriormente agendadas novas sessões, com vista à constituição de grupos pilotos de empresas que trabalharão com especialistas.

INOVRIBATEJO quer estimular inovação de base tecnológica

Um dos objetivos deste projeto da NERSANT é estimular a inovação de base tecnológica, ao nível do desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, que por sua vez venham a originar empresas com caráter mais inovador. Pretende-se ainda valorizar os resultados de I&DT e de desenvolvimento de novas tecnologias através da divulgação e demonstração desses resultados junto dos demais empresários e novos empreendedores, pretendendo-se um efeito motivador que conduza à geração de novas ideias de negócio. DE forma a concretizar estes objetivos, a NERSANT irá fazer um levantamento da oferta tecnológica da região e criação de bolsa de patentes, bem como a sua divulgação junto das empresas da região tendo em vista a sua para introdução no mercado.

Para mais informações sobre o projeto INOVRIBATEJO, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através do número 249 839 500 ou através do email datic@nersant.pt
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design