Home »
07 MAR 2014
Abrantes: Câmara quer comprar edifício do Colégio de Fátima
Por Jornal Abarca

A Câmara Municipal de Abrantes anunciou que estão a decorrer conversações com a direção do Colégio Nossa Senhora de Fátima no sentido de adquirir o edifício e instalar ali o novo centro escolar de Abrantes que irá servir as comunidades educativas das escolas Nºs 1 (Alto de Santo António) e 2 (Quinchosos) de Abrantes.

Maria do Céu Albuquerque adiantou que esta solução corresponde a uma melhor estratégia de cidade e de regeneração urbana, indo ao encontro da aspiração de muitas famílias em manter os seus educandos no centro histórico.

Esta opção permitirá concretizar uma parte daquilo que é a rede viária prevista no plano de urbanização de Abrantes, estando a ser equacionada a construção de uma ligação entre a rua 5 de outubro e a rua de Sant’Ana, criando um acesso à escola nas traseiras do edifício, libertando algum estacionamento na rua Ator Taborda e criando uma melhor acessibilidade.

No passado recente tinha já havido contactos com vista à aquisição do edifício, na sequência do anúncio do encerramento da atividade desta escola privada, previsto para 2016. Na altura, as contingências que estavam na génese do possível encerramento foram ultrapassadas pelo que foi abandonada essa possibilidade. Dada a necessidade de se avançar com a construção de um novo centro escolar, com o apoio do Conselho Municipal de Educação, o equipamento foi então projetado para o terreno do antigo Barro Vermelho, que agora ficará disponível para outros projetos.

A Presidente comprometeu-se ainda a reunir futuramente com a associação de pais para encontrarem uma solução que viabilize uma oferta privada de ensino.

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima de Abrantes foi fundado no dia 13 de outubro de 1940 e é orientado pela Congregação das Irmãs de Santa Doroteia. Durante décadas foi uma escola de referência pela qualidade do seu ensino.

A Câmara lamenta o encerramento de um ciclo de uma instituição de prestígio que ficará na história da cidade e do concelho. Mas dadas as circunstâncias, e indo ao encontro do que também é a vontade da sua direção, entende que com a aquisição do edifício e a sua reabilitação honrará o seu historial.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design