Home »
07 MAR 2014
Abrantes: BlackCork da Sofalca faz sucesso em Paris
Por Jornal Abarca

A BlackCork – uma marca de mobiliário de design contemporâneo produzida em aglomerado de cortiça expandida pela Sofalca e com direcção artística de Toni Grilo – foi lançada na feira Maison & Objet, em Paris. A marca, que é 100% portuguesa, foi um verdadeiro sucesso, tendo sido considerada um dos destaques do evento. 

Durante a feira Maison & Objet, que decorreu em Paris, as peças da BlackCork que foram produzidas em aglomerado de cortiça expandida chamaram a atenção de muitos dos milhares de visitantes que passaram pelo evento entre os dias 24 e 28 de Janeiro. “A aceitação tem sido extraordinária! Notámos muito interesse pelo aspecto, cor, cheiro e resistência da cortiça aplicada a estas inovadoras peças de design. Trabalhar com o Toni Grilo é sempre um sucesso e a BlackCork é o exemplo disso mesmo. Na feira Maison & Object tivemos, sem dúvida, uma aceitação acima de qualquer expectativa”, afirma Paulo Falcão Estrada, Sócio-Gerente da Sofalca.

Toni Grilo, designer e director criativo da BlackCork, refere que “este foi um projecto muito desafiante e gratificante, que tem vindo a dar os seus frutos. É um grande orgulho representar Portugal em mercados estrangeiros através de uma marca 100% portuguesa e ver a aceitação de todos aqueles que se cruzam com ela. Trabalhar com o aglomerado de cortiça expandida da Sofalca permite-nos criar peças completamente inovadoras e perfeitamente funcionais, graças à versatilidade da matéria, e isso verifica-se nas propostas da BlackCork.”

A BlackCork é uma marca 100% nacional, pois todos os designers são portugueses e a produção é realizada integralmente na fábrica da Sofalca, em Abrantes. Todas são realizadas em aglomerado de cortiça expandida (ICB), um produto vegetal, 100% natural e com excelentes propriedades de isolamento térmico, acústico e vibrático. Na sua produção não se utilizam quaisquer agentes sintéticos, sendo apenas utilizados grãos de cortiça que ao serem atravessados por vapor de água (a cerca de 380ºC) se auto aglutinam, expandem e agregam com a sua própria resina, que lhe confere a cor castanho escura (negra), contribuindo para a manutenção das suas propriedades físicas e mecânicas, tornando-o um produto não perecível. Este produto revela-se, assim, como uma fonte economizadora de recursos naturais e económicos, podendo, ainda no fim da sua vida útil, ser reciclado, com vista à utilização em outros fins, sendo a Sofalca uma das poucas empresas com autorização oficial para o efeito. 

Mais informações sobre a BlackCork em www.blackcork.pt. 
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design